• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 18/05/2017

    Livro x série: 13 reasons why (os 13 porquês)

    Olá, leitores!

    Me apaixonei pela série "13 reasons why" e depois disso li o livro. Há tanto diferenças como semelhanças entre eles, por isso vim fazer um comparativo, e, obviamente a postagem terá spoilers. Gostaria de dizer que no geral a série está fiel à obra literária escrita pelo Jay Asher, pois conta a história da Hannah e todos os treze motivos que a levaram a cometer o suicídio, os motivos são exatamente os mesmos. A narrativa é bem semelhante, temos a Hannah contando por meio das fitas e temos o Clay reagindo a elas.

    O modo como a Hannah se matou é diferente:

    Livro: a Hannah admite procurar uma forma menos dolorosa de morrer e por isso opta por overdose de remédios.

    Decidi optar pela maneira menos dolorosa possível. Comprimidos.
    Série: talvez por querer impactar ou mostrar que cometer tal ato não é simples e indolor, os produtores optaram por fazê-la cortar os pulsos em uma banheira.

    No livro o Clay ouve todas as fitas em uma noite:

    O fato do Clay levar muito tempo para ouvir as fitas é um dos pontos mais criticados na série. Claro que para transformar um livro de 244 páginas em treze horas e prender a atenção de quem assiste tiveram que mudar.


    No livro a vítima do acidente não é o Jeff:

    De fato há um acidente causado por Jenny (pelo menos este é o nome dado a Sheri na versão traduzida) semelhante ao da série, porém a vítima é um aluno que o Clay nem conhece. Talvez colocar um personagem conhecido seja para impactar mais.

    Créditos: Netflix

    No livro não há busca de justiça:

    Tudo aquilo de ele gravando a confissão do Bryce ou até mesmo os pais da Hannah processando a escola é invenção da série, por sinal acredito ser um ótimo gancho para a próxima temporada. Mas, no livro, o Clay apenas passa as fitas adiante.

    Na série conhecemos as histórias dos outros personagens (porquês):

    Sim! Temos a série mais completa que o livro! Enquanto na obra literária vimos apenas a história do ponto de vista da Hannah e o Clay reagindo, na série vimos os outros personagens lidando com os próprios problemas, tendo qualidades e defeitos.

    Ressalto que, apesar de que a série ser mais completa, vale a pena ler o livro por conta da narrativa, contarei mais detalhes sobre isso na resenha que terá em breve no blog.

    Post sobre a série


    Já assistiram à série? Leram o livro? O que acharam? Comentem.

    2 comentários:

    1. Olá!
      Fiz exatamente como você, primeiro a série e depois o livro. Gostei bastante dos dois, apesar de algumas diferenças. Acho que a série foi mesmo para impactar e você tem mais possibilidades com relação aos personagens.
      Espero ansiosa que tenha uma segunda temporada.
      Beijos!

      Books & Impressions

      ResponderExcluir
    2. Interessante esse seu comparativo.
      Eu não gostei da série, nem terminei! E não li o livro.
      Mas, tenho amigas que leram e também gostaram tanto da série quanto do livro.

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo