• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 06/04/2017

    Série:13 reasons why

    Olá, leitores!

    Primeiramente gostaria de esclarecer que não li o livro que deu origem à série, denominado "Os treze porquês", mas pretendo, por isso as minhas impressões aqui serão apenas com base na série, sem fazer comparativo entre as obras.
    A série vai abordar a história de como Hannah Becker (Katherine Langford) tomou a decisão de tirar sua própria vida; ela deixa uma série de fitas cassetes contando os 13 porquês (motivos) que a levaram a isso. Os motivos vão se intensificando de forma gradativa. Começa com uma coisinha e depois vai ficando bem pesado de lidar, por isso acho que os últimos episódios são os mais pesados de se ver. É o chamado "efeito borboleta", uma coisa vai desencadeando a outra... E por fim chegamos ao fatídico fato.

    Créditos: Netflix

    Clay (Dylan Minnette) acaba de receber a caixa com as fitas e fica sem entender o porquê de estar nessa lista, já que gostava da Hannah. Vamos ouvindo as fitas juntamente com o Clay e, também tentando compreender, o que na minha opinião é o maior mistério da série, visto que já sabemos que ela está morta. Nosso protagonista é um típico garoto nerd: não vai a baladas, não bebe e tira notas boas, e trabalhava com a Hannah em um cinema. O que ele poderia fazer para magoá-la?
    Além disso, temos Tony, que não está nas fitas, mas sabe da existência delas e tenta ajudar Clay nesse processo de ouvir e entender o que aconteceu. Outro ponto alto da história são os pais de Hannah, que tentam entender o que houve para a filha tomar esta decisão.



    Então, a série se divide entre o passado, ou seja, a vida da Hannah, e o presente, com o Clay ouvindo as fitas. De fato, é uma série pesada, que aborda: bullying, depressão, assédio, estupro, violência doméstica, entre outros. Não é fácil de ver, mas é preciso! É preciso ver e discutir, acredito que devia ser passada na escola para conscientizar os alunos, claro, tem-se que observar a faixa etária, antes disso por conta das cenas pesadas, mas a escola é o foco principal disso.
    Além de bem produzida, com atuações maravilhosas, a trilha sonora é um show à parte, estou viciada nas músicas, principalmente na que toca na cena do baile:



    Acredito que o mais importante da série é nos fazer refletir acerta de nossas atitudes com as demais pessoas. Tudo é muito realista na série, os personagens têm problemas e lidam com eles de formas diferentes, não são totalmente maus. Você não precisa ser mau para prejudicar as pessoas, às vezes uma atitude sem pensar acaba prejudicando alguém ou às vezes vendo a pessoa sofrendo e não fazer nada para ajudar também. 
    Já assistiram? Gostaram? Pretendem assistir? Comentem.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo