• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 09/01/2017

    O diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson (resenha)

    Olá, leitores!

    Em "O diário de Suzana para Nicolas", publicado pela editora Arqueiro em 2012, e contém 131 páginas, James Patterson mostra sua versatilidade como escritor. Conheço a escrita dele pela série "Bruxos e bruxas", e mesmo quem não gostou da série pela narrativa infantil dela, pode se surpreender com "O diário de Suzana para Nicolas". James vem com uma narrativa adulta dividida em primeira pessoa (no diário) e em terceira pessoa, pela visão da protagonista Katie, que trabalha em uma editora.

    Foto: arquivo pessoal

    A história começa quando Katie é abandonada pelo namorado, Matt, aparentemente sem motivos. Para piorar ela descobre que está grávida. Em meio a este turbilhão de problemas, ela encontra na porta de casa o diário de Suzana, a esposa de Matt, que ela escreveu para Nicolas, o filho do casal. Por que ele mandaria o diário da esposa para a ex namorada? É este o mistério do livro.

    Qual era o grande segredo que aquele diário trazia? Que Matt tinha uma mulher inteligente e maravilhosa e um filho lindo e amado e que Katie fora apenas um erro, um caso com uma mulher de Nova York? Que fora a primeira vez que tinha dado um mal passo em seu casamento de comercial de margarina?

    Ao longo da narrativa vamos nos envolvendo com a história de Suzana, uma jovem médica, que, após sofrer um infarto, se muda para viver uma vida tranquila em Martha's Vineyard. A narrativa de Suzana é tão gostosa que até Katie começa a se identificar com ela.

    Gostava dela. Droga, ela gostava de Suzana. Não queria, mas era o que estava acontecendo. Em circunstâncias diferentes, era provável que elas fossem amigas. 
    É uma narrativa gostosa de ler, com uma linguagem fácil e fluida, altera entre o diário e as reações de Katie o lendo, além da rotina das duas mulheres. Por ter poucas páginas, acredito que dê para ler em um dia tranquilamente. O único problema é que achei um pouco previsível, na metade do livro já tinha deduzido o mistério e portanto não foi uma obra que me surpreendeu, mas foi muito gostoso ler e ver como o James Patterson é versátil. Já leram o livro? Gostaram? Pretendem ler? O que acharam da resenha? Comentem.

    13 comentários:

    1. Oi Tainan, tudo bem?
      Porque ele manda esse diário? Fiquei curiosa.
      Pode ser que eu acabe lendo o livro, mas agora não é momento sabe, estou cheia, mas cheia mesmo de livros para ler e não posso adicionar mais nenhum na lista se não, não vou dar conta.
      Beijos
      Quanto Mais Livros Melhor

      ResponderExcluir
    2. Adorei, pelo seu post o livro parece ser bastante interessante, não sou muito de ler mas agora vou começar a ler mais, e esse livro com certeza vai entrar na minha lista. beijooos

      ResponderExcluir
    3. Oieeee! olha eu aqui de novo (fã de carteirnha do blog hehehe) Tai confesso que fiquei interessada em saber o desfecho da história... você não deu pista de spoilers hahahahahaha. Vc sabe onde posso comprar?

      ResponderExcluir
    4. Gostei, entretanto não conhecia o autor. Não é meu tipo de livro, mas a forma como você se expressou me deixou curiosa para ler, até porque é uma leitura bem curta, né. Então acho que você foi certeira em sua resenha, porque é bem difícil eu gostar delivros que não seja de literatura fantástica.
      Beijo

      ResponderExcluir
    5. Faz 4 anos que sou louca para ler esse livro ♥ Quando tomei coragem para compra-lo havia acabado. Sua resenha está maravilhosa, e acho que é um sinal pra eu finalmente ler esse livro ♥ Haha A história dele é um amor ♥

      ResponderExcluir
    6. Não conhecia o livro, mas parece mesmo muito bom. Eu adoro dramas, já pretendo colocar na minha lista. Parece ter uma boa dinâmica. Muito bom!

      ResponderExcluir
    7. Já quero lê sou viciada em livros .. Amei !

      ResponderExcluir
    8. Nossa seu blog é super legal! Só de ler a resenha fiquei super curiosa em saber porque o Matt mandou o diario Katie. Amo demais esse tipo de história, acho que me atrai. Parabéns pela resenha! Amei !

      ResponderExcluir
    9. Já tive vontade de ler esse livro, mas tenho tantos aqui para ler que estou tentando me controlar ao máximo para não comprar mais. Mas o livro paree ser muito bom, fiquei intrigada.
      Beijos
      http://esmaltolatrasporopcao.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Nunca tinha ouvido falar do livro mas parece ser bem interessante. Adoro livros que envolvem mistério sempre leio sem parar para descobrir o segredo que geralmente está no final, então termino rapidinho. Vou adiciona-ló a minha lista gigante de livros para ler.

      ResponderExcluir
    11. Já tinha ouvido falar sobre o livro mas não conhecia muito sobre a história, parece ser um livro bem legal. Fiquei curiosa pra conhecer essa história do diário parece ser bem interessante.

      Beijos:*

      ResponderExcluir
    12. Olá Tainan!
      Não faz muito o meu estilo mas fiquei curiosa, li o Zoo do mesmo autor e achei mais ou menos, então gostaria de dar uma segunda chance.
      Bjs

      EntreLinhas Fantásticas

      ResponderExcluir
    13. Ai meu Deus!! Mais um livro que eu não conhecia, mas já quero! Adorei a sua resenha e me deixou com gostinho de PRECISO LER LOGO! rsrs O livro parece ser beem intrigante, daqueles que você lê em um dia só pra saber o final logo" ADOREI

      Beijos :*

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo