• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 16/01/2017

    Escola de vilões, de Jen Calonita (resenha)

    Olá, leitores!

    "Escola de vilões" foi escrito pela Jen Calonita, traduzido por Alice Klesck, publicado pela editora Única em 2015 e contém 190 páginas. O motivo que me fez solicitar o livro para a resenha, por meio da parceria com editora foi a frase na capa que diz: "você mandaria um vilão fazer o trabalho de um herói?" Confesso que ao ler a obra, não compreendi que relação tem com o livro, pelo menos no primeiro volume da série. De fato, há heróis e vilões na trama, mas não trabalhos para eles executarem. Bom, é uma frase chamativa.

    Foto: arquivo pessoal

    A obra é narrada em primeira pessoa por Gilly, que não se considera uma garota má ou muito menos uma vilã, porém, após as princesas passarem a fazer sapatinhos de cristal, seu pai, o sapateiro, não tem mais tantas encomendas e a família começa a passar necessidades. Gilly, para tentar ajudar, começa a roubar coisas para revender. Ao cometer um delito, ela é pega, e como é menor de idade é mandada para o Reformatório de Contos de Fadas (RCF), que foi criado pela Rainha Má depois de se arrepender dos seus crimes, com o objetivo de fazer os jovens seguirem o caminho do bem. A princípio, Gilly se desespera, mas ao chegar lá ela vê que o local não é tão ruim assim, as aulas são ministradas por (ex) vilões conhecidos dos contos de fadas, um deles é o lobo mau. 

    A escola da associação era composta mais por humanos e, ocasionalmente, algum duende. Aqui vejo ogros, gnomos, sereias, fadas, criaturas mágicas sobre as quais só li em livros de histórias.
     Um diferencial da narrativa do livro são os "Pergaminhos de felizes para sempre", que nada mais são que um jornal com notícias, entrevistas e até fofocas. O que ajuda o leitor a conhecer os personagens apresentados e ter outra visão dos acontecimentos narrados por Gilly. Isso é tão bem feito pela autora, que não fica cansativo.
    Basicamente, este primeiro volume da série (o segundo ainda não foi lançado no Brasil) mostra a rotina de Gilly no reformatório e as confusões que acontecem lá (que não entrarei em detalhes para não dar spoilers), esperava que a história fosse melhor desenvolvida, fato que pode vir a ocorrer no segundo volume. É uma linguagem leve, fácil e fluida, por isso recomendo para aqueles que ainda não possuem o hábito da leitura e querem começar, principalmente para crianças, por ser um livro infanto-juvenil.
    Já conheciam a livro? Pretendem ler? O que acharam da resenha? Comentem.

    38 comentários:

    1. Não conhecia o livro ainda. Estou em falta com a leitura, e isso me mata. Uma das minhas metas pra esse ano de 2017 é voltar a ler com a frequência que eu lia há 2 anos atrás. Adorei a resenha, bem detalhada! :))

      Bjos
      Blog Renata Bastos

      ResponderExcluir
    2. Não conhecia o livro mas parece ser interessante.
      Adorei o seu blog, sou louca por literatura!!
      muitos beijinhos,
      Red Lips

      ResponderExcluir
    3. Bom, eu acho que essa frase "você mandaria um vilão fazer um trabalho de um herói" tenha a ver com esse reformatório, já que são os ex vilões que dão as aulas pros jovens com o intuito de seguirem bons caminhos (trabalho que é feito geralmente por heróis), pelo menos eu entendi assim rs. Gostei da resenha, parece ser um livro legal.

      beijos,
      deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom ponto de vista, não tinha pensado por este lado, mas faz sentido.

        Excluir
    4. Olá 👋🏻
      Tudo bem?
      Simplesmente amei seu blog 😍 Sou super apaixonada por leitura. Gostei de mais da resenha.
      A historia me lembrou um pouco a série Once Upon a Time. Você já assistiu? É muito boa, também se passa em um mundo com os personagens dos clássicos. Gostei do livro, apesar de ser infanto-juvenil vou ler 😊 Leituras mais leves e divertidas também fazem bem. Parabéns pelo blog. Já estou seguindo.
      Beijoooos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada, já assisti a série sim, vi umas 4 temporadas daí enjoei (sou assim kkkk)

        Excluir
    5. Não conhecia este livro, mas pelo que li ele deve ser muito bom. Amei tua resenha Tainan, fiquei curiosa para ler este livro! Eu amor ler e acho que este livro é ótimo, ele deve ser o tipo de livro que você começa a ler e não consegue mais parar. Amei seu Blog, te desejo muito sucesso. Beijos!

      www.abitoffashioneb.blogspot.com

      ResponderExcluir
    6. Eu gosto das adaptações do conto de fadas. Fala sério, colocar uma frase chamativa mas que não tem muito a ver com o livro dá até um desgosto, né? E a sua resenha está perfeita, eu amei! Me prendeu a ler tudo <3

      ResponderExcluir
    7. Eu amo ler e sempre procuro variar nos gêneros, essa parece ser um história bem atraente e até um tanto diferente por transformar os clichês da literatura infantil. Fiquei curiosa, o título já está aqui anotado! ;)
      http://www.adoravelcloset.com/

      ResponderExcluir
    8. Nossa, não conhecia o livro não, mas confesso que a frase "você mandaria um vilão fazer o trabalho de um herói?" me fez ter um interesse pelo livro. Adorei a forma com que explicou sobre o livro, adorei a forma que escreve e amei o seu blog. Ta de parabéns.
      www.amorouvicio.com

      ResponderExcluir
    9. Quando li o titulo lembrei de Descendentes, mas pela resenha vi que não tem nada haver. Eu gosto de contos de fadas, releituras e tudo que remete a princesas e felizes para sempre, por isso, esse livro me chamou bastante atenção, vou anotar o nome e procurar quando estiver livre, parece ser uma ótima leitura para passar o tempo e relaxar.

      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não conheço o Descendentes. Espero que leia e goste.

        Excluir
    10. Não conhecia o livro e lendo a sinopse fiquei com vontade de ler, porém o bom das resenhas é que podemos perceber quando o livro não é pra gente, e vendo sua resenha percebi que iria me decepcionar com a leitura. Mas vou anotar para dar de presente para alguma adolescente, porque parece interessante pra essa faixa etária.
      Beijos

      ResponderExcluir
    11. NÓS NÃO CONHECIA ESSE LIVRO,MAIS ACHAMOS BASTANTE INTERESSANTE A HISTÓRIA.GOSTAMOS DE LIVROS NARRADOS EM PRIMEIRA PESSOA(PRA NÓS,LIVROS ASSIM É MUITO MAIS LEGAL DE SER HAHA)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gosto bastante dos livros em primeira pessoa também

        Excluir
    12. Parabéns pela resenha e pela sinceridade que expôs em cada frase.
      Eu não sou fã da leitura, então esse livro não encheu meus olhos. Mas como você ressaltou que ele é bom para quem não tem o hábito da leitura, vou procura-lo!

      ResponderExcluir
    13. Tainan, adorei a resenha. Aliás, adoro suas resenhas pelo fato de falar o necessário, de forma que disperta muita curiosidade. Parabéns! Sobre o livro: falou em sereias e seres paranormais, já quero ler hahaha Achei bem interessante a história. Sobre a frase, não sei se estou viajando demais, mas será que tem haver com o fato das aulas serem ministradas por ex- vilões? O que não é muito esperado, né?! Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não tinha pensando nisso, mas é uma possibilidade. Muito obrigada pelo carinho.

        Excluir
    14. Caramba, parece bem legal! Me lembrou de uma HQ, ela se chama Fábulas é da Vertigo, acho que você vai amar <3
      A frase da capa realmente é bem chamativa, eu também ficaria procurando uma conexão no enredo.
      Bjos

      ResponderExcluir
    15. Oiii Tainan,

      Apesar de parecer infantil, aparentemente gostei da história, sem contar que a caba me chamou muita atenção. Me lembrou bastante os filmes da disney rsrs, seria legal se virasse filme tbm.

      bjs

      ResponderExcluir
    16. Adorei a resenha, nao conhecia esse livro. Adoro esses blogs que vem com resenha, conhecemos livros super legais e tiramos a duvida de alguns que queremos comprar né?

      Parece uma escola de nao deixar ser vilão sabe ? kkk mas parece legal. Não sei se seria um livro que eu colocaria para minha lista de livros que preciso ler. Vou mostrar sua resenha para minha irmã mais nova, ela tem 11 anos acho que ela vai gostar da historia desse livro (: Ela adora essas coisas de vilões

      ResponderExcluir
    17. O único livro que li escrito pela Jen Calonita foi Winter White e é bem legal. Não conhecia este livro e amei conhecer. Esses pergaminhos que tem no livro é algo bem diferente né? Eu adorei a ideia e queria ver fotos para ver como são. Livros com linguagem fluida me ganham, gosto assim!
      Beijocas!

      ResponderExcluir
    18. Babe, uma das minhas metas deste ano é começar a ler mais livros. Na verdade, até já comecei a colocar em prática e com certeza colocarei esse livro na lista. Eu adoro histórias sobre vilões e princesas e me interessei.

      Beijos ✨

      supimpagirl.com.br

      ResponderExcluir
    19. Oi
      eu curti a leitura, achei bem leve e tó até curiosa para saber a história do segundo livro, as vezes é bom ler livro assim.

      http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo