• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 20/09/2016

    O Menino do Pijama Listrado (Resenha)


    Olá, leitores,

    Depois de algum tempo meio sumida, hoje eu trouxe a resenha de um livro bem conhecido, que aborda a Segunda Guerra Mundial de uma maneira diferente do que costumamos ver: O menino do pijama listrado. Escrito por John Boyne, o livro foi lançado pela editora Seguinte em 2007.
    O protagonista da obra é Bruno, uma criança de 9 anos, e a história é contada a partir do ponto de vista dele. Tudo começa quando a família do menino precisa se mudar de Berlim por conta de uma promoção que o pai dele recebeu. Como Bruno não faz ideia do que está acontecendo na Europa e muito menos sabe sobre judeus e segunda guerra mundial, ele nem imagina que o pai está indo comandar o campo de concentração de Auschwitz e que eles não voltarão para Berlim em um ano, como os pais dele prometeram.
    De seu quarto na nova casa, Bruno repara que existe uma cerca e que sempre tem um grupo de pessoas atrás delas. E além disso, todas usam a mesma roupa: um pijama listrado.
    A fim de conhecer melhor o lugar no qual mora agora e sem companhia para brincar, Bruno começa a sair escondido durante a tarde, e numa dessas saídas ele conhece Shmuel. Com a mesma idade de Bruno e nascido no mesmo dia que ele, Shmuel tem de diferente o fato de que vive atrás da cerca que pode ser vista da casa de Bruno, pois ele é judeu e está preso com o pai no campo de concentração.
    Embora eu tenha gostado do livro principalmente pela história ter sido contada sob a ótica de uma criança, algo que eu acho que prejudicou muito a minha leitura foi o fato de terem me dado um spoiler imenso do livro bem antes de eu começar a lê-lo.
    Acredito que eu teria chorado litros se já não soubesse o que ia acontecer no fim do livro, assim como na época em que li A menina que roubava livros, mas como fizeram o favor de me contar tudo o que ia acontecer com o Bruno, acabou que eu cheguei ao fim do livro tranquila demais para quem estava lendo uma história sobre segunda guerra mundial. Agora preciso assistir ao filme, (sei que tem na Netflix) pois imagino que mesmo já tendo lido o livro, ao ver a história contada em filme talvez eu tenha a reação que não tive ao livro por conta do spoiler.
    E aí, vocês já leram O menino do pijama listrado? Pretendem ler? Algum spoiler já estragou a sua experiência com algum livro? Me contem nos comentários

    5 comentários:

    1. Que livro legal.
      Ainda não conhecia, mas já gostei.
      https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Nossa, como eu chorei quando li esse livro e olha que eu já sabia o que ia acontecer, mas a forma que o livro trata, tão inocente, tão puro, não aguentei! kkkkk
      Que história incrível!

      ResponderExcluir
    3. Oi, Deborah!
      Ah, esses spoilers... Sem dúvida ter tomado conhecimento do desfecho do livro influenciou a sua reação na hora de ler. Eu li "no escuro" e lembro de ter ficado uns bons segundos parada, com o livro na mão, no final.

      Beijos, Entre Aspas

      ResponderExcluir
    4. Eu não vi o filme ainda porque já li o livro e fiquei bastante triste lendo :( Mas é um livro bom, adoro livros/filmes sobre Segunda Guerra, ainda mais quando traz uma abordagem diferenciada pelos olhos de uma criança.

      Beijos, Vickawaii
      http://finding-neverland.zip.net

      ResponderExcluir
    5. Olá Déborah.
      Eu adoro este livro, tem uma sensibilidade muito grande em meio à um capítulo tão obscuro da História. É bem chocante ver esses acontecimentos pelos olhos de crianças, achei essa uma grande sacada no livro.
      Beijos!
      www.blogleituravirtual.com

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo