• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 08/07/2016

    Novelas mexicanas: Pontos positivos e negativos

    Olá, leitores!

    Sempre gostei de novelas mexicanas, quando criança as assistia nas tardes do SBT. Mas quando afirmo gostar, geralmente reviram os olhos. Por isso, resolvi listar os pontos negativos e positivos das mesmas. Vale ressaltar que citarei conforme as novelas que eu assisti, ou seja, não são todas as novelas mexicanas que possuem as qualidades e defeitos que citei aqui, ok?

    Pontos positivos: 

    Poucos núcleos: Em geral, tem pouquíssimos personagens, logo, são bem evoluídos na trama e as histórias "correm", isto é, você raramente vê capítulos de novela mexicana sendo enrolados, sempre está acontecendo alguma coisa. 
    Um exemplo disso é Marimar, você tem apenas três núcleos: o da Marimar, composto por Marimar e seus avôs; o do Sergio, por quem Marimar se apaixona; e o do Gustavo. Claro, vão surgindo outros personagens, mas o principal é esse.
    Esse é o principal ponto que me faz  gostar de novelas mexicanas: poucos personagens, mas bem elaborados, com histórias bem boladas e acontecem de forma rápida na trama.

    Créditos: Televisa

    Vilãs:

    Em geral, amo vilãs, quando bem interpretadas fazem com que simpatizemos e até chegamos a torcer por elas. Aposto que muita gente prefere a Paola ao invés da Paulina na Usurpadora. Outras vilãs memoráveis são: Angélica (Marimar) e a Rubi (da novela homônima).

    Pontos negativos:

    Figurino: Não sei como estão as atuais novelas mexicanas (caso saiba, me conte nos comentários) mas me arisco dizer que o Sergio de Marimar usou a mesma camisa a novela inteira, ou era uma muito parecida. Em geral, colocam o mesmo estilo de roupa em um personagem e ele passa a novela inteira usando aquilo.

    Tramas repetitivas: Quando se fala em novela mexicana já se pensa na mocinha pobre e sofredora, característico das três Marias interpretadas por Thalia (Maria Mercedes, Maria do Bairro e Marimar). Outra trama bem repetitiva, mas que eu sou apaixonada é a das gêmeas, famosa pela Usurpadora, também usada em "Cúmplices de um resgate" e na atual "Tres veces Ana". Vale ressaltar que esse enredo é muito usado no cinema e  em novelas brasileiras. 

    Créditos: Televisa

    Para quem é fã de novelas mexicanas como eu, tem várias completas na Netflix, atualmente, estou vendo Rubi nela.

    Vocês gostam de novelas mexicanas? Não gostam? Por quê? Quais as suas favoritas? Comentem.

    7 comentários:

    1. Oi Tainan,que bom que você tocou nesse assunto. Eu também assistia as novelas mexicanas a tarde no SBT. Cresci assistindo e adorava, e gosto até hoje. Realmente ter poucos núcleos é um baita ponto positivo. Quando a gente gosta de um personagem a gente quer ver a coisa acontecendo com ele, e diferente das novelas que passam atualmente, eles sempre estão em cena.
      Em relação aos figurinos eu fico pra morrer. Eu que não entendo de moda faria melhor viu rsrsrs. Também não sei como andam as novelas de agora. Adorei o post.
      Beijos
      Quanto Mais Livros Melhor

      ResponderExcluir
    2. Oi, Tainan!
      Amei seu post! De verdade.
      Quando eu era mais nova, eu assista muita novela mexicana no SBT. Concordo com todos seus pontos.
      As vilãs mexicanas são as melhores. A mais loucona, pra mim, foi a Soraya de Maria do Bairro. A mulher passou QUINZE ANOS infernizando a vida da outra.
      Beijos
      Balaio de Babados
      Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

      ResponderExcluir
    3. Acho que a pior coisa das novelas mexicanas são, realmente, a semelhança entre elas :p como você disse, eu já vou logo pensando numa novela estilo "Maria do Bairro".

      O maior ponto positivo pra mim são as vilãs <3 juro que eu torcia pela Rubi e pela Paola quando assistia hehe :)

      Adorei o post! ❤️

      ResponderExcluir
    4. Desde pequena assisto com minha mãe. Agora, desde 2009 passei a assistir elas direto da fonte, ou seja, televisa em espanhol mesmo. Sou simplesmente apaixonada. Também amos as novelas mexicanas.
      Já assisti novelas atuais, e posso dizer que os figurinos mudam, entretanto não drasticamente. O motivo é simples, cada personagem possui uma características, algumas delas podem ser percebidas pelas roupas, dá para perceber que quando a mocinha está querendo se vingar ela começa a usar roupas com cores mais vivas, já a vilã ultima cores mais escuras. Peças e looks eles não mudam tanto, acredito que o motivo seja o focar na história e exatamente como você falou o crescimento dos personagens. O figurino vai acompanhando, nas recentes, eles estão melhorando mais esse ponto, já que ultimamente tudo que as atrizes vestem vira moda. Amei essa postagem <3
      http://cantinhodasiz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Oi Tainan!
      Muito legal o seu post! Não tenho costume de assistir novelas mexicanas (aliás, nenhum tipo de novela mesmo), mas a única telenovela que assisti foi Rebelde (kkk) quando estava no auge, e eu era fanática junto com os meus primos!
      Mas gostei bastante da análise que você fez dos pontos positivos e negativos, chamou bastante a atenção para elas!
      Beijos
      www.blogleituravirtual.com

      ResponderExcluir
    6. Ah eu amooooo, tudo bem que ja enjoei de tanto ver marimar e maria do bairro por exemplo, mas no fim se passar de novo sei que não aguento e assisto kkkkk
      so p depois reclamar... rs

      ResponderExcluir
    7. Eu adoro novelas mexicanas , assistia todas , desde rebelde até rubi , e ainda assisto asksaopksasaopska <3 ... adorei o post tay :P

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo