• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 06/06/2016

    Enigma: mundo interdito, de Rita Pinheiro (resenha)

    Olá, leitores!

    "Enigma: mundo interdito" foi escrito pela brasileira Rita Pinheiro, publicado pela editora Baraúna no ano de 2014 e contém 297 páginas.
    A história é protagonizada por Johnny, um jovem de 18 anos, morador em Franca - São Paulo, que leva uma vida sem se preocupar com futuro, realiza muitas festas e vive rodeado de mulheres. Quando um conhecido seu ganha uma viagem para a Flórida e não pode ir porque seus pais não autorizaram, Johnny compra a passagem dele e vai em seu lugar, se passando por ele. A história começa a ficar interessante quando o avião passa pelo triângulo das bermudas e cai em uma ilha, isto é, em Enigma. O que a princípio me lembrou de Lost, mas Enigma é muito diferente.


    Foto: arquivo pessoal

    O problema não é o mundo, e sim o comportamento das pessoas que vivem nele.

    Considero Enigma como o mundo ideal: os habitantes são unidos, se respeitam, preservam a natureza, não são preocupados com bens materiais e são evoluídos. Também é mágico: nos deparamos com sereias, bruxas e outros seres fantásticos ao longo da história. É interessante observar a visão que esses seres mitológicos tem do nosso mundo real. Com a queda, Johnny perde a memória e é auxiliado por Hera, mas, ele sabe que não pertence a aquele lugar e faz de tudo para retornar ao Brasil.
    Enquanto caminhavam, passavam por vários animais. Alguns, Johnny reconhecia do dia em que Hera lhe contara sobre a extinção. Os animais menores e peçonhentos se desviavam deles. Hera explicou a ele que os animais não atacam as pessoas, apenas se defendem, e eles sentem quando são respeitados. Johnny estava começando a gostar de aprender, porque Hera ensinava de maneira simples e clara, sem fazer com que ele se sentisse diminuído.
    Foto: arquivo pessoal

    A narrativa é feita em 3ª pessoa,  é feita de forma linear, com linguagem simples de forma a fluir a leitura, e mostra a visão de outros personagens além do Johnny,. Os locais presentes na trama são descritos de forma que o leitor consiga se sentir lá, mas não deixam a leitura cansativa.
    No mundo exterior existem muitas coisas que desviam a atenção das pessoas: os lindos carros, os arranha-céus, as luzes artificiais, a moda e muitos outros atrativos. É por isso que não se dá atenção para o universo. 
    Além de um livro que nos faz refletir, também há na obra aventura, fantasia, romance e ação. Vale ressaltar que ao longo da trama, o protagonista vai evoluindo como pessoa e aprendendo, com o lugar, a valorizar as pequenas coisas. É essa a mensagem que aprendi com a obra, aliás, recomendo a todos que leiam e aprendam com Enigma.
    Já conheciam o livro? Pretendem ler? Gostaram da resenha? Comentem.

    8 comentários:

    1. Adorei a resenha , pelo o que voce citou ele parece trazer uma mensagem para nós refletirmos mesmo , adoro livros desse estilo...
      um beijo tay , ótima resenha <3
      www.tempolivreblog.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É sim, me fez refletir muito. Muito obrigada, beijos.

        Excluir
    2. Primeiro quero te parabenizar pelas fotos, gostei muito, cada ta melhorando mais.

      Sobre o livro, já tinha visto a foto dele pelo face, mas não me interessei por ler, mas agora sabendo a história fiquei bem interessada pela leitura, é o tipo de livro que gosto de ler. Gostei de resenha.

      Beijos:*
      Escritas na Chuva

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou das fotos, estou me esforçando para melhorar. Muito obrigada, o livro é ótimo.

        Excluir
    3. Oi Tainan
      Amei a resenha e adorei a premissa do livro! Ainda mais apaixonada por ser um nacional!
      Ele me parece ser um livro bem profundo, de onde podemos tirar muitas lições!
      Beijos
      www.blogleituravirtual.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É exatamente isso, nos faz refletir sobre a vida.

        Excluir
    4. Bela história amei a resenha...
      http://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo