• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 20/06/2016

    Ministrando aulas para o ensino médio pela primeira vez

    Olá, leitores!

    Neste semestre fiz o estágio do Ensino Médio pela faculdade de Letras, como vocês gostam das postagens em que falo da minha faculdade, vim fazer um resumo do que foi o estágio. Primeiramente, ao contrário de muitas pessoas, dar aula para o ensino médio nunca me assustou, sempre estive animada com a ideia. Afinal, são maiores, tem mais conhecimento para contribuir, são mais maduros e independentes.  

    A experiência do estágio:

    Como faço Letras com habilitação Português e Inglês, tive que ministrar 15 aulas de cada disciplina. Ao contrário do estágio do fundamental em que fiz uma depois a outra, acabei fazendo ambas ao mesmo tempo. O que resultou em um cansaço imenso. Teve dois dias em que dava as cinco aulas (algumas de português e outras de inglês) pela manhã, a tarde estava na faculdade e a noite trabalhando. O ponto positivo é que terminei a regência um mês antes de entregar o relatório, então tive tempo para descansar. Se fosse fazer outro estágio, faria ambos juntos.
    Outra situação foi que optei pela facilidade, fiz na mesma escola, na que minha tia é professora, logo, conseguia carona.

    Minhas dicas:

    Volto a frisar na importância de levar uma garrafinha de água, de se preparar muito bem. Se você vai ler um texto com os alunos saiba como vai ser feita a leitura (silenciosa, você vai ler com eles...), vai fazer perguntas sobre o texto? Quais? Tenha toda a aula programada e anotada, nunca se sabe quando vai dar um branco. Além de sempre ter um plano B e muitas atividades extras, assim, nunca ficando sem o que fazer nas aulas.

    Conclusão:

    Gostei muito ministrar aulas de literatura (jura?) para o Ensino Médio, principalmente para o terceiro ano, não sei se é por conta da proximidade com o Enem e vestibular, mas se mostraram muito interessados. Acredito que esse seja o caminho: ser professora de Língua Portuguesa e Literatura.

    Quem já dá aulas, comente dando dicas. Falem aqui nos comentários como é o professor ideal para vocês.

    6 comentários:

    1. 0 comentários
      Classificar por
      Mais antigos

      Amiga que legal essa sua experiência! Hahahaha confesso que não tenho vocação -e nem amor suficiente- para dar aulas, mas admiro muito você e sua dedicação. Vai ser uma ótima professora! Um beijo! Saudades.
      Publicar também no Facebook
      Publicar

      Facebook Comments Plugin

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Espero que seja mesmo, estou me esforçando o máximo para isso. *o*

        Excluir
    2. Oi, Tainan!
      Gostei do post, muito legal você compartilhar um pouquinho de como foi essa experiência conosco.
      Já estou bastante ansiosa para quando o meu momento chegar.
      Fiquei curiosa para saber o que você trabalhou com os alunos.
      Beijos
      Historiar

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu trabalhei o que os professores da escola pediram que eu trabalhasse, não tive a liberdade de escolha do tema. Foram:
        Português: Quinhentismo, barroco e gênero lírico.
        Inglês: Simple Past e Present Perfect.

        Boa sorte na sua hora, precisando, só falar.

        Excluir
    3. Eu tbm faço faculdade de letras-inglês e tbm passei por essa mesma experiência, como é intenso e cansativo.

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo