• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 13/05/2016

    Meu erro predileto, de Giselle Tavares (resenha)

    Olá, leitores,

    O livro "Meu erro predileto" foi escrito por Giselle Tavares, publicado pela editora PenDragon no ano de 2016 e possui 212 páginas.

    Foto: arquivo pessoal

    A história se inicia com Jullyana acordando no dia de seu aniversário de namoro com Pedro, um começo que me passou a impressão de história totalmente clichê, visto que já li várias obras com esse início da cena do despertador, mas o enredo acabou me surpreendendo positivamente. Como já falei, conta a história de Jullyana, que acaba descobrindo que seu namorado Pedro é um canalha, visto que o pega a traindo em pleno aniversário de namoro. Por isso, Jullyana se fecha para o amor, concluindo que nem um homem presta (decisão imatura, mas quem nunca?) e resolve se afastar dos homens.

    Não pode mudar o que você é agora, mas pode decidir o que irá se tornar.
    Jullyana divide o aluguel com mais duas amigas: Ana e Luiza. Com o orçamento apertado, elas resolvem procurar outra menina para dividir o aluguel, na falta de uma garota, aceitam Daniel. Ele é um típico homem cafajeste (outro!) e só se interessa por Jullyana porque ela o esnoba, mas, o estado sentimental e delicado que a menina se encontra acaba comovendo-o.

    Essa tal da Ana é vulgar, oferecida e toda fresquinha, completamente o oposto da Jullyana, porém, se eu falhar em conseguir o que eu quero, vou usa-la como plano B. Porque ela, diferente da Jully, eu pego fácil, fácil. (Narrado por Daniel)

    Além disso, temos Thiago, que, em minha opinião, acaba sendo o melhor personagem da história. Ele é o melhor amigo da protagonista, e sempre foi apaixonado por ela, mas nunca se declarou em respeito ao fato de até então ela ser comprometida. 

    Mais vez vou presenciar Jullyana se apaixonando por um babaca, o pior é que sei muito bem o final dessa história e não é nada bom, pelo menos não para ela. (Narrado por Thiago)

    Em um determinado momento da história começa um clima de suspense com direito a e-mails enigmáticos e ameaçadoras recebidas por Jullyana, e também com um anônimo narrando a história.

    Foto: arquivo pessoal

    A narrativa é realizada em primeira pessoa por diversos narradores, o que por um lado é positivo, pois temos o ponto de vista de diversos personagens da história, além de sabermos o pensamento de cada um. Por outro é negativo, pois peca na descrição dos locais em que se passa a história, visto que é mais composta por diálogos.  Aliás, a linguagem é informal e adequada para a faixa etária dos personagens, isto é, jovens, inclusive estão presentes palavrões nos pensamentos dos personagens, o que deixa bem verossímil. 
    A edição da PenDragon é linda, um ponto interessante é que a cada início de capítulo temos uma frase, a qual pode ser de uma letra de música ou de um livro. Aliás, a obra possui uma playlist com músicas nacionais e internacionais, inclusive algumas atuais. Contudo, o que peca é a revisão, pois possui muitos erros que acabam atrapalhando a leitura, inclusive as citações postadas na presente resenha foram colocadas exatamente como estão no livro. Vale ressaltar que esse problema será resolvido na nova edição da obra.  Embora, isso não tire o crédito da narrativa bem realizada.

    Foto: arquivo pessoal

    A leitura é fluida e prende a atenção do leitor, para vocês terem ideia: em meio da minha rotina corrida terminei de ler em três dias, pois não conseguia largar. Esse é o tipo de obra que você quer discutir o final com alguém e nessa conversa temos vários pontos de vista distintos com relação ao enredo e personagens. Tive essa experiência conversando sobre o livro com os demais parceiros da autora e foi muito bom, afinal, são vários visões de um mesmo texto.
    O que acharam do livro? Pretendem ler? Comentem.

    14 comentários:

    1. Oi Tainan. Eu adorei sua resenha, me deixou ainda mais curiosa a respeito do livro. Ele ja chegou aqui pra mim e é realmente LINDO! Sua resenha ficou fantástica e me deixou mega curiosa pra saber esse final que todo mundo tanto fala. Parabéns pelo blog, ta lindo 😍
      Beijinhos da Fran
      insidethebookssite.wordpress.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada, depois podemos comentar o final :D

        Excluir
    2. Cara, que resenha ótima você fez! Fiquei super afim de ler. Aliás, faz muito tempo que não leio nada, e só por esse livro ter linguagem informal já fica menos cansativo pra mim e eu fico empolgada pra ler. Vou comprar pra ler com certeza. Um beijo!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Espero que goste do livro tanto quanto eu. Sem dúvida a linguagem informal facilita na leitura.

        Excluir
    3. Eu li a obra da Gisa e fiquei encantado. Ela é uma excelente escritora. Fico feliz que vc também tenha gostado do livro.
      Abraços!
      http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ela tem muito talento, aguardando a continuação desse livro :D

        Excluir
    4. Ai gente, já senti que se lesse o livro eu ia ficar com um odio da humanidade, babacas eu já vejo na vida real hahahaha
      Mas gostei da história da lista de músicas e tal :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Verdade kkkkkkk por isso achei a história bem verdadeira.

        Excluir
    5. Eu AMO histórias clichês kkk ♡ adoro! Fico nervosa, apaixonada, com raiva. São as melhores rs Sua resenha está super completa, eu amei. Quero muito ler esse livro agora. Printar ♡ kk

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também, prova disso é que amo os livros do Sparks. Espero que leia e goste.

        Excluir
    6. Já vi esse livro na minha timeline várias vrzes mas nunca parei pra ver como era. Adorei a resenha, ele parece ser um ótimo livro. Como a menina disse acima, também sou apaixonada por histórias clichês, acho que é bom para já termos o que esperar do livro hahaha

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também sou, fico feliz que tenha gostado da resenha :D

        Excluir
    7. Que bacana essa história!
      Vários narradores e livro com playlist me conquistam. Pena que tem erros de revisão =/
      Mas se a história é boa e o livro é bonito a gente até releva, mas fica meio chateada :P
      Achei interessante a proposta do livro, estou num período de livros de suspense, mistério, crime... assim que ele acabar, procurarei dar uma lida nele ;)
      Bjoo:***
      Parabéns pela resenha
      Nerd de Pijama

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ainda bem que vão ser corrigidos na nova edição. Eu também tenho períodos de livros, me identifiquei :D

        Excluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo