• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 06/04/2016

    Desencontros e desencantos (resenha)

    Olá, leitores,

    "Desencontros e desencantos" é um romance de época, escrito pela Nathalia Batista, publicado pela editora Chiado e contém 254 páginas.

    Foto: arquivo pessoal
    O livro conta a história da jovem Suzanne, que é órfã e vive na casa da Sra. Hampton, devido à promessa que ela fez de cuidar de Suzanne um pouco antes de sua mãe falecer.  Suzanne trabalha como dama de companhia de sua filha, Veronika. Contudo, Veronika sempre a invejou por Suzanne ser bela e ter a atenção de sua mãe. Além de nunca tratá-la como da família e sim como uma criada.

    Queria que Veronika tivesse metade de sua postura, beleza e inteligência e, com certeza, teria um bom casamento.
    A situação piora quando a Sra. Hampton descobre estar doente. Querendo deixar as jovens encaminhadas na vida, as leva para Londres com a finalidade de debutarem e acharem um bom casamento.
    A certeza de que não viveria mais tanto tempo não amedrontava a Sra. Hampton, que apenas sentia que precisava fazer algo por Suzanne, razão pela qual resolveu passar todo o verão em Londres, para que pudessem participar de todas as atividades e a pequena moça agregada à família pudesse arrancar suspiros de algum jovem, de preferência, nobre.
    Todavia, como Suzanne é uma criada, dificilmente se casaria com um nobre, ela dá um bom dote para a garota, compra roupas e a leva como uma amiga da família. Fatos que provocam ainda mais raiva em sua filha Veronika. Achei que os personagens possuem muitas características do romantismo, ou seja, quem é bom é extremamente perfeito e quem é vilão não tem sinal de bondade alguma. Fato que se distanciou da realidade humana.

    Foto: arquivo pessoal
    Em Londres, Suzanne se mostra uma garota doce, humilde, educada e talentosa, o que desperta a atenção dos homens e também a inveja de Veronika, que acaba por ficar sentada na cadeira, enquanto a outra é tirada diversas vezes para dançar.  Sobre Suzanne, me identifiquei com a protagonista por gostar de café e ler Shakespeare. 
    Devido à doença da Sra. Hampton, as três são convidadas para ficarem hospedadas na residência dos Radcliffe, na qual, a anfitriã quer muito casar seu filho, Alexander. O nobre encontra Suzanne colhendo flores e se encanta pela jovem garota. Contudo, se engana quem acha que esse é um romance simples em que o casal se conhece e vivem logo felizes para sempre, "Desencontros e desencantos" é uma obra repleta de reviravoltas, fato que me lembra do estilo de Danielle Stell, autora que admiro muito. Também é um livro completo, tem explicação para tudo que ocorre na trama. Também me agradou o fato de ser volume único. De linguagem simples, narrado em 3ª pessoa, a trama prende a atenção do leitor, eu terminei em menos de 24 horas na maratona.
    Já conheciam a obra? Se interessaram? Gostam de romances de época? Comentem.

    24 comentários:

    1. A história parece ser muito interessante e uma leitura super leve. Nunca ouvi falar sobre esse livro, mas já coloquei no meu skoob para ler futuramente! Beijos <3

      www.blogeaigabi.com.br

      ResponderExcluir
    2. Eu gosto de romances de época, mas acho que tem que tomar muito cuidado para não cair no clichê ou ficar cansativo demais!
      Eu adorei a capa, mas não sei se me encantaria pela história haha Talvez, como você leu em pouco tempo, seja um livro bom para se distrair! :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É ótimo para se distrair, a capa é linda mesmo *o*

        Excluir
    3. Não conhecia a história e uma pena eu ter descoberto depois de eu já ter mandado minha lista pra Chiado, senão iria solicitar este livro, curti a capa e a história parece ser muito boa.

      Beijos:*
      http://www.escritasnachuva.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Quando puder, solicite, vale muito a pena, acho que você vai gostar.

        Excluir
    4. Não conhecia a obra... Confesso que essa resenha me fez lembrar da história da Cinderela rs. Adoro romances, é o meu gênero literário preferido, mas nunca li um de época. Esse parece ser bem interessante, obrigada pela indicação ;)
      Beijos

      www.juhlihipy.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tem alguns aspectos do enredo que lembram a Cinderela mesmo. Se você gosta de romances, acho que irá gostar de um de época.

        Excluir
    5. Romances épicos sempre são incríveis, seja por transportarem a gente para uma outra época, quase um outro mundo, onde podemos vivenciar nem que seja na imaginação como era viver naquela época, "Encontros e Desencontros" pareceu uma trama daquelas bem clássicas, mas igualmente contagiantes, adorei!

      www.vitrolanavitrine.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu gosto justamente por isso, para me imaginar vivendo em uma época totalmente diferente, adoraria usar aqueles vestidos lindos.

        Excluir
    6. Que capa linnnnda,está na minha lista esse livro já, adorei a resenha <3

      ResponderExcluir
    7. Respostas
      1. Quando você ler ficará com mais raiva ainda, ela apronta bastante.

        Excluir
    8. Não conhecia a obra, mas gosto de romances de época e parece ser ótimo pra ler em uma tarde chuvosa :3
      ❥Blog:Gordices Literárias

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se gosta de romances de época, acho que vais adorar esse. Amo ler em tardes chuvosas *o*

        Excluir
    9. Que capa mais linda!! Não conhecia a autora mais quero ler esse livro, a história parece ser linda!

      Beijos

      ResponderExcluir
    10. Que capa linda, amei a resenha, não sei se estou certa, mas me pareceu uma adaptação da Cinderela com mais ação e modernidade.

      me ganhou!

      www.cantinhob.com

      ResponderExcluir
    11. Olá Tainan!
      Gostei muito da proposta do livro e adoro romances de época, então vou querer ler qualquer hora!
      Não conhecia, mas só pela sua sinopse já tenho muita raiva da personagem Veronika haha. Espero que ela não tire tanto assim minha paciência!
      Beijos!

      http://www.blogleituravirtual.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vais ficar com mais, ela apronta muito na trama. Acho que vais gostar do livro.

        Excluir
    12. Nossa que legal saber suas impressões, adorei saber mais sobre o enredo desse livro. Já corri e adicionei a minha lista de desejados do skoob. E percebi por lá como ele é pouco conhecido, uma pena porque pelo que entedi lendo sua resenha ele tem qualidades semelhantes a muitos outros romances de época lançados ultimamente. Enfim dica aceita e anotada. Beijos

      Leituras, vida e paixões!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou e anotou no skoob, ele é novo também, espero que faça mais sucesso, pois é muito bom.

        Excluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo