• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 14/03/2016

    As aventuras de Alice no país das maravilhas (resenha)

    Olá, leitores,

    Essa edição de Alice que eu tenho foi publicada pela editora Zahar no ano de 2009, e contempla os textos, escritos por Lewis Carrol, "Aventuras de Alice no país das maravilhas" e "Através do espelho e o que Alice encontrou por lá". Porém, a minha resenha é apenas referente ao primeiro. 
    A história é aquela  já conhecida, ou seja, que vimos em filmes e conhecemos na infância. Alice está entediada observando a irmã ler, quando vê passar um coelho falante. Inicialmente ela acha estranho, ainda mais quando ele olha as horas. Intrigada ela segue o coelho, cai em um buraco e vai parar no país das maravilhas.

    Foto: arquivo pessoal

    Inicialmente tudo parece confuso, pois Alice está em um mundo totalmente novo. Aliás, me impressionei com o fato da Alice lidar com a situação de forma natural, mesmo que coisas estranhas ocorressem com ela, tais como crescer e diminuir. Acredito que isso seja pelo fato de ser criança, em geral tem uma imaginação fértil, assim lidando de forma melhor com situações inusitadas. 

    "Quando lia contos de fadas, eu imaginava que aquelas coisas nunca aconteciam, e agora cá estou no meio de uma! Devia ter um livro escrito sobre mim, ah isso deveria! E quando eu for grande, vou escrever um... mas sou grande agora."
    Foto: arquivo pessoal

    Ao longo da narrativa, a qual é em terceira pessoa, Alice vai conhecendo os habitantes do país das maravilhas, desses destaco: a Lagarta, o Chapeleiro e a Rainha de Copas. Nessa parte é que o leitor pode apreciar os diálogos fantásticos e bem construídos de Lewis Carroll:

    "Sinto muito que tenha se aborrecido", disse Alice, que estava começando a entender o que ela queria dizer. "E justamente quando escolhi a árvore mais alta do bosque" continuou a Pomba, elevando a voz a um guincho, "justamente quando eu estava pensando que finalmente me veria livre delas, elas têm de descer do céu se retorcendo! Arre, Cobra!" "Mas eu não sou uma cobre, estou lhe dizendo!" insistiu Alice. "Sou uma... uma..." "Ora essa! Você é o quê?" perguntou a Pomba. "Aposto que está tentando inventar alguma coisa!" "Eu... eu sou uma menininha", respondeu Alice. 
    Foto: arquivo pessoal

    Apesar de ser um livro infantil, assim, possuindo linguagem simples, também recomendo para os adultos como eu, visto que a obra está repleta de diálogos fantásticos e personagens memoráveis. Entretanto, não é uma leitura que surpreende e nos prende a atenção, visto que é uma história já conhecida, logo, não há nada de novo. 
    Já leram esse livro? Gostaram? Pretendem ler? Apreciam a história da Alice? Comentem. 

    8 comentários:

    1. Oi!

      Gente, esse livro é maravilhoso. Comprei em 2014 e vale muito o custo benefício. As edições bolso de luxo da Zahar são tão lindas que nem parecem de bolso, não é?
      Alice é uma das minhas histórias preferidas. Muito boa a sua resenha e as citações escolhidas. E ah, outra coisa que eu vivo babando nesse livro são as ilustrações <3

      Beijos!
      janeladesorrisos.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não parecem mesmo, são lindissimas as edições, as ilustrações são perfeitas mesmo.

        Excluir
    2. Amei sua resenha! Sou fã e colecionadora de Alice. Já resenhei lá no blog tbm! Concordo com a maior parte de tudo q vc disse, exceto quando diz que "não prende atenção por já ser uma história conhecida". Uma pena que pra vc não tenha sido tãããão especial quanto é pra mim. Pois, cada vez que releio, descubro novas coisas. Cada vez que releio, parece ser uma nova leitura. principalmente se tiver passado anos... Enfim, amei o post! E essa edição é LINDA mesmo!

      bjooos

      http://www.aquelaepifania.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Infelizmente não me prendeu a atenção :( Que bom que gostou da resenha e das citações que selecionei.

        Excluir
    3. Oi
      eu já li esse livro e gostei muito, além disso essa edição da zahar está muito linda com as ilustrações, que bom que gostou.

      momentocrivelli.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Nunca li nenhuma edição de Alice, só vi o filme. Acredita? HAHAHA
      Mas acho lindos os livros que vi até hoje.
      Esse é muito amor, que capa fofa.

      www.vodkaescarpin.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também não tinha lido nada, só visto o filme.

        Excluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo