• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 12/02/2016

    Birman Flint e o mistério da pérola negra (resenha)

    Olá, leitores,

    "Birman Flint e o mistério da pérola negra" foi escrito pelo brasileiro Sergio Rossoni, publicado pela Chiado editora e contém 379 páginas.

    Foto: arquivo pessoal

    A história se inicia com o assassinato do camundongo Karpof Mundongovich, o qual havia deixado várias anotações com símbolos enigmáticos. O detetive Ponterroaux  (um galo) chama o Birman Flint (um gato), um repórter especializado em investigação, e seu assistente, Brazzou (um camundongo) para ajudar na investigação. Contudo, não trata-se apenas de um assassinato, as anotações da vítima acabam levando-os para um mistério envolvendo seitas, czares, dinastias e muita história.

    Um assassino em busca de algo. Um segredo... que de alguma maneira parecia envolver membros da dinastia imperial. Um segredo que teria custado a vida de Karpof Mundongovich.
    Os personagens são animais que agem como humanos, o que podem dar a falsa ideia de que se tratar de uma história infantil, longe disso, pois há mistérios e assassinato, mas também não é um enredo pesado que dá medo, se trata de uma investigação criminal. O interessante de envolver animais é que os vimos lidar com predadores. Entretanto, acredito que os personagens poderiam ser mais desenvolvidos, ou seja, mostrar um pouco mais da personalidade dos mesmos, de forma a fazer o leitor se apegar e se identificar com eles.


    Foto: arquivo pessoal

    A narrativa é em 3ª pessoa e se reveza entre a visão de Birman Flint, que está investigando, e quem realmente matou, tentando encobrir o crime. Todavia, a narrativa é extremamente descritiva, o que faz com que a leitura seja cansativa, e também não foi uma leitura que me prendeu a atenção. Contudo, conseguimos nos transportar para o ambiente criado pelo autor.
    É nítida a pesquisa feita pelo autor para desenvolver o enredo, no final temos uma nota do mesmo, explicando que alguns lugares e personagens forma inspirados na vida real, embora a história seja totalmente fictícia.
    Sobre o mistério da pérola negra, mencionado no título do livro, só lendo para saber qual é. Não mencionarei para evitar spoilers. Esse é o primeiro livro das aventuras de Birman Flint, terão outros. Já leram? Pretendem ler? Comentem.

    10 comentários:

    1. Oi, Tainan. Parece que a leitura não te agradou tanto, né? Pelo que percebi a história poderia ter sido melhor desenvolvida. Quando você comentou comigo sobre esse livro eu até me interessei, mas agora, lendo sua resenha, não senti vontade de ler, não.

      Beijos!

      Leituras & Gatices

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Faltou alguma coisa, acredito que poderia ser melhor desenvolvida mesmo, talvez com menos descrições.

        Excluir
    2. Olá!
      A premissa parece interessante. Leio muitos livros de fantasia, então estou acostumado a narrativas descritivas.
      Acho que vou dar uma oportunidade para o livro!
      =D

      http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. Oi
      parece ser interessante e achei diferente por envolver animas e ainda mistério e não ser infantil, parece ser uma história bem envolvente e legal saber que é um Nacional.

      momentocrivelli.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, muito interessante. Tem muitos nacionais talentosos por aí *o*

        Excluir
    4. Oi, Tainan!
      Confesso que, quando comecei a ler sua resenha, achei que se tratava de algo infantil.
      Tem autor que peca nas descrições e fazem a leitura ficar maçante e cansativa. Por essas e outras que não suporto ler mais nada do Tolkien.
      Beijos
      Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nunca li Tolkien, já tenho receio por conta disso :(

        Excluir
    5. Ainda não tenho certeza se solicitarei este livro em parceria com a Chiado, tenho medo de não me adaptar na escrita em terceira pessoa mas, sempre é bom tentar, né? Adorei a resenha, gosto muito de mistérios e principalmente aqueles que envolvem assassinato, acho muito legal!
      O blog está cada vez mais lindo, rico de detalhes! Parabéns!
      www.juliariosblog.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se gosta de mistérios, acho que irá gostar. Obrigada *o*

        Excluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo