• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 11/01/2016

    As vantagens de ser invisível (resenha)

    Olá leitores,

    "As vantagens de ser invisível" é um drama escrito por Stephen Chbosky, publicado pela editora Rocco no ano de 2007 e contém 223 páginas. A história é narrada por meio das cartas de Charlie, um adolescente de quinze anos, para um amigo, o qual não se sabe quem é. Nessas correspondências Charlie relata os acontecimentos da sua vida, seus dramas e problemas pessoais. Os problemas de Charlie pioram com o suicídio de seu melhor (e único) amigo, ele se vê começando o ensino médio sozinho, logo, fica com receio do que virá pela frente. Logo no início das aulas, Charlie conhece Patrick, um veterano que dá liberdade para que ele tenha amizade, é através de Patrick que ele conhece Sam, então, o trio começa uma amizade.

    Chamarei as pessoas por nomes diferentes ou darei um nome qualquer porque não quero que descubram quem sou eu. Não estou mandando um endereço para resposta pela mesma razão. E não há nada de ruim nisso. É sério. Só preciso saber que existe alguém que ouve e entende.

    Entre os problemas relatados no livro temos: pedofilia, agressão, preconceito contra homossexuais, drogas, entre outros. Embora isso não faça o livro ser extremamente pesado, visto que é narrado por Charlie, que não tem visão completa de todos os acontecimentos.

    Foto: arquivo pessoal

    As cartas são confusas, isto é, a narrativa do livro em si é complicada de se entender, ele relata acontecimentos importantes em duas linhas. Vale ressaltar que o gênero literário carta é breve, contudo, gostaria de mais detalhes. Também há conteúdo nas cartas que eu acho dispensável, como narrar situações intimas. Claro, são cartas de um garoto de quinze anos deprimido, então, ele conta o que chama atenção dele, mas acho desnecessário contar certas coisas em cartas. Além de que, ele repete demais as palavras. De modo que torna o livro um pouco cansativo.
    Um ponto positivo é o fato do professor de Charlie indicar muitos livros para que ele leia e faça trabalhos, logo, em suas cartas ele sempre comenta o que acha deles, logo, "as vantagens de ser invisível" é repleto de indicações literárias.  

    Então assisti ao programa por alguns minutos, mas fazia menos sentido do que o livro para mim e decidi fazer meu dever de casa de matemática, o que foi um erro, por que matemática nunca fez sentido para mim.
    A adaptação cinematográfica desse livro foi produzida pelo autor, logo, é bem fiel, inclusive muitos diálogos são idênticos. Por ser um dos meus filmes favoritos, imaginava que o livro também virasse o meu preferido, mas, talvez por criar expectativa demais, acabei não gostando tanto da obra.


    Se quiserem um filme x livro ou um post só com citações do livro, comentem que eu faço. Já leram? Gostaram? Viram o filme? Comentem.

    5 comentários:

    1. Ain Ta, eu sempre vi resenhas desse livro, mais nao me chamava muita atençao nao, mais essa sua confesso foi fatal pra saber que quero ler esse livro, amei de verdade As vantagens de ser invisível sem duvidas vai estar na minha lista em 2016 <3. Obg pelo post. Beijos!
      http://www.atrasdpenteadeira.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ai que bom, fico feliz que a minha resenha tenha sido positiva, obrigada :D

        Excluir
    2. Gostei da resenha, tinha lido sobre o livro mas não tinha ficado interessada, agora estou morrendo de curiosidade.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico muito feliz com isso, consegui o meu objetivo.

        Excluir
    3. Achei bem bacana, mas como sou viciada em séries, fiquei imaginando a série desse livro... com certeza eu leria, até porque, é bem no estilo que gosto... mas o filme deve ter ficado legal! Já quero assistir c:


      www.brancadomundoreal.blogspot.com.br

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo