• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 07/12/2015

    Once Upon a Time x Lost: semelhanças e diferenças

    Olá leitores,

    Lost é a minha série preferida e Once Upon a Time é a que eu estou assistindo nesse momento, esta última, creio que a maioria já saiba do que se trata. Por isso, ao invés de fazer um post exclusivo sobre ela, optei por comparar ambas. Esse post contém spoilers de ambas as séries. 


    Créditos: ABC
    Enredo: 

    Once Upon a Time:

    A série se passa na cidade fictícia litorânea de Storybrooke, no Maine. Os moradores dessa pequena cidade não são habitantes comuns, eles são todos personagens de contos de fadas que foram transportados da Floresta Encantada para o "mundo real" através de uma poderosa maldição lançada pela Rainha Má (Lana Parrilla). Após perderem a memória de suas vidas na Floresta Encantada, ganharam novas identidades e empregos adaptados ao mundo moderno. A única esperança para eles reside em Emma Swan (Jennifer Morrison), filha da Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) e do Príncipe Encantado (Josh Dallas), que fora transportada, ainda bebê, da Floresta Encantada para o mundo real antes que a maldição fosse lançada. Como tal, ela é a única pessoa que pode quebrar o encanto da maldição e restaurar as memórias dos personagens perdidos. Auxiliada por seu filho Henry (Jared S. Gilmore), que tem um livro de contos de fadas que detém a chave para acabar com a maldição, Emma precisará vencer seus medos de uma vez por todas e lutar contra as forças das trevas.

    Lost:

     O voo 815, da companhia aérea Oceanic Airlines, cai na costa do que aparenta ser uma ilha tropical deserta, forçando o grupo de estranhos a trabalhar em conjunto para se manterem vivos. No entanto, a sua sobrevivência é ameaçada por vários mistérios, incluindo uma escotilha metálica enterrada no solo, uma criatura que vagueia pela selva e os habitantes da ilha conhecidos como "Os Outros". Os sobreviventes descobrem que um dos seus não é quem parece ser, e encontram uma mulher francesa chamada Danielle Rousseau, cuja equipe naufragou há 16 anos.
    Os enredos são totalmente distintos, contudo, é possível encontrar aspectos em comum nas séries. Vamos começar pelos criadores: Once Upon a Time foi criada por Edward Kitsis e Adam Horowitz, os quais também criaram Lost, juntamente com mais algumas pessoas. Inclusive, eles tiveram a ideia do OUAT na época em que produziam o Lost. Como acharam que ter dois projetos ao mesmo tempo atrapalharia, esperaram Lost acabar para iniciar OUAT, o que justifica Lost ter encerrado em 2010 e OUAT começar em 2011. 

    Elenco: 

    Alguns atores fazem trabalham em ambas as séries. Eu, particularmente, estranhei a presença de Emilie de Ravin após tantos problemas de contrato com ela em Lost. Os criadores tiveram que sumir com a personagem dela por duas temporadas devido a isso. Ainda falando de Emilie, em uma cena como Bela no OUAT, a Chapeuzinho Vermelho entrega a ela um livro chamado "A ilha perdida", do Júlio Verne, o que foi uma sacada interessante visto que sua personagem Claire esteve perdida em uma ilha no Lost.

    Emilie de Ravin (Claire), Jorge Garcia(Hurley) e Elizabeth Mitchell (Juliet) em Lost. Fotos: Lostpédia

    Jorge Garcia: O primeiro ator a ser selecionado para entrar em Lost, até porque já era consagrado antes da série, está em Once interpretando o Gigante.
    Elizabeth Mitchell: A Juliet, do Lost, interpreta a Rainha do Gelo em Once Upon a Time.

    Emilie de Ravin (Bela), Jorge Garcia (Gigante) e Elizabeth Mitchell (Rainha do Gelo) em Once Upon a Time. Créditos: ABC


    Vale ressaltar que ambas as séries têm um elenco enorme e em cada episódio mostra a história de um personagem distinto.

    Narrativa:

    Ambas as séries seguem uma narrativa bem semelhante, isto é, não linear, mesclando o que ocorreu antes do tempo atual (Lost: ilha e Once: Storybrooke). 

    A ilha:

    Em Lost, os personagens tentam sair da ilha. Já em Once Upon Time, na 3ª temporada, os personagens estão presos na ilha da Terra do Nunca, sendo que em vários pontos vimos os personagens dizendo "precisamos sair dessa ilha", frase que lembra muito Lost. 

    Mesmo com um enredo totalmente distinto, dá para ver semelhanças nas produções, visto que possuem os mesmos criadores, o que mantém uma linha  semelhante. 

    O que acham dessas séries? Assistiram? Conseguem enxergar as semelhanças? Comentem.

    4 comentários:

    1. Oie Tainan, conheço Lost, mas ainda não assisti, e OUAT acabei abandonando na metade da primeira temporada. Mas achei muito bom seu post com as comparações!!

      Beijos
      www.notavelleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. E você conseguiu parar de assistir OUAT? To viciada, não consigo hauahaua. Que bom que gostou :D

        Excluir
    2. Que legal este post, Tainan! Eu acompanho Once Upon a Time, mas nunca cheguei a assistir Lost... Dizem o que o final é péssimo, o que você acha? Estou procurando algumas opiniões rs
      Adorei as informações passadas, principalmente a parte dos atores. A única que eu sabia mesmo que participava das duas séries era a Emilie de Ravin, mas não sabia que isso se dava ao fato de serem os mesmos produtores.

      Parabéns pelo post!
      http://www.blogleituravirtual.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acho que sou a unica pessoa que gostou do final hahaha. Jorge Garcia continua igualzinho, não mudou nada kkkk

        Excluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo