• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 02/09/2015

    Obras que li por causa da faculdade

    Olá leitores,

    Vim contar as obras da literatura que li por causa do curso de Letras. Vale ressaltar que, por já ter cursado todas as disciplinas de literatura brasileira, terão mais obras nacionais nessa postagem. Geralmente o professor está trabalhando o período literário e pede para que você escolha um livro referente ao mesmo, logo, você está livre para escolher o livro. Então, a maioria aqui li por curiosidade, para conhecer a obra e a escrita do autor. Embora, tenha algumas que foram leituras obrigatórias a todos os alunos. Vamos lá:

    O moço loiro (Joaquim Manuel de Macedo): 

    Pertencente ao romantismo, escolhi ler por recomendação de um colega de Letras, porém, não gostei da leitura. Achei que o desfecho da história foi totalmente óbvio. O enredo começa com uma joia sendo roubada da família Medonças, em que Lauro é considerado culpado e abandona a família. Anos depois, Honorina, prima de Lauro, é cortejada por bilhetes pelo misterioso Moço Loiro, a qual sabe de todos os acontecimentos.

    Fonte: Mercado Livre
    Helena (Machado de Assis):

    Narra a história de Helena, uma filha bastarda não assumida. Quando seu pai morre, o testamento pede para que sua viúva a acolha. Porém, quando Helena se muda para a casa do seu pai, não é bem recebida pela viúva, entretanto, Estácio, seu filho, se apaixona por ela.
    Foi o primeiro livro do Machado que gostei, pois até então apreciava a escrita do autor pelos contos.

    Fonte: Mercado Livre

    Noite na taverna (Álvares de Azevedo): 

    Único livro do Álvares de Azevedo, pois o restante da obra de sua obra é composta por poesias. "Noite na taverna" conta a história de amigos que se reúnem em um bar (taverna) para contar histórias de terror. Apesar de não apreciar terror, gostei da leitura.

    Fonte: Mercado Livre


    Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade): 

    Pertencente ao modernismo. Mário de Andrade escreve esse livro com o intuito de chocar a sociedade, começando pela ironia presente no título, visto que amar é um verbo transitivo direto. Trata-se de um pai que contrata uma prostituta  para tirar a virgindade do filho. Disfarçada de babá, ela começa a fazer parte da rotina da família. É um livro pesado, mas recomendo a leitura para os adultos.

    Fonte: Saraiva


    Revolução dos bichos (George Orwell): 

    A história começa quando o porco mais velho, Major, está doente, e sentindo que sua hora será em breve, conta aos bichos que teve um sonho: a fazenda seria governada por animais. Após a morte dele, os animais começam uma revolução e a fazenda passa a ser governada por eles. Não adorei o livro, porém, acho a leitura válida. 
    Resenha aqui

    Foto: Veja

    O médico e o monstro (R.L. Steverson):

    É uma obra psicológica que trata do bem e do mal que temos dentro de nós, ou seja, todos temos defeitos e qualidades, visto que o médico e o monstro são uma única pessoa. A história começa quando o advogado do Dr. Jekyll recebe o testamento dele solicitando que se algo ocorra com ele, seus bens deverão ser passados para Hyde. Contudo, ninguém conhece o Hyde, desconfiado o advogado decide investigar. Apreciei bastante o livro.

    Fonte: Mercado Livre


    O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry):

    Leitura obrigatória da disciplina de Literatura Infantil e Juvenil. Amei! Devia ter lido antes. O livro é narrado pelo Aviador que encontra o Pequeno Príncipe, assim o Aviador conta para os leitores as aventuras que o Pequeno Príncipe teve viajando pelos planetas.

    Resenha
    Citações e fotos

    Fonte: Saraiva

    A bolsa amarela (Lygia Bojunga):

    Outra leitura da disciplina de Literatura Infantil e Juvenil, porém, essa apenas eu li, pois cada aluno apresentou uma obra distinta. "A Bolsa Amarela" é narrada pela Raquel, uma menina que possui três vontades: de crescer, ser menino e ser escritora. É uma obra bem fantasiosa e infantil, Lygia Bojunga retrata bem a infância. Quer fazer uma criança gostar de ler? Esse é o livro certo.

    Fonte: Livraria Cultura


    Caninos brancos (Jack London):

    Minha leitura atual, da disciplina de Literatura Inglesa e Norte Americana. Como ainda estou iniciando a leitura não tenho muito o que citar aqui, mas basicamente conta a história de um lobo que é capturado e assim começa sua luta pela sobrevivência.

    Fonte: Saraiva


    Já leram algumas dessas obras? Qual? Gostaram? Pretendem ler? Comentem.

    11 comentários:

    1. Oi Tainan,
      Eu simplesmente amei esse post! Estou cursando Letras também, mas estou na segunda fase ainda. Para o curso, até então, li "Hamlet" e "Édipo Rei".
      Tenho uma intervenção para fazer na aula e falar do Álvares de Azevedo. Já escolhi "Noite na Taverna" para divulgar, mas ainda não li. Seu comentário sobre o livro me animou bastante.
      Eu já li "Helena", há uns dois anos, por curiosidade e por gostar das obras do Machado de Assis. Até então, meu livro preferido do autor é "Dom Casmurro".
      E por fim, já ouvi falar bastante que sim, "A bolsa amarela" é um ótimo livro para crianças.
      Beijão - Tão doce e tão amarga.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Li uma adaptação de Hamlet, por não ser a obra original, nem coloquei aqui. Mas o enredo não me agradou, quero ler "sonho de uma noite de verão" dele.
        Édipo Rei nem lembrava que tinha lido, você falando recordei :D foi na 1ª fase da faculdade.
        Adorei Noite na taverna, espero que você goste também :D

        Excluir
    2. me interessei por Helena, parece bom!

      www.byanak.com.br

      ResponderExcluir
    3. Eu tenho interesse em ler vários desses livros! A Bolsa Amarela e o Pequeno Príncipe já li várias vezes, estão na lista dos meus livros do coração <3 Noite na Taverna e Amar, Verbo Intransitivo foram livros que me recomendaram na escola e gostei da premissa, por isso acho que começaria por eles.
      Thaís na Cidade

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Amo "a bolsa amarela" e o "pequeno príncipe", são maravilhosos, infantis mas ao mesmo tempo adultos.
        Espero que um dia leia os dois e goste também.

        Excluir
    4. Oi, Tainan!
      Adorei conhecer um pouco de suas leituras. Ainda sou caloura em Letras, mas não vejo a hora de chegar a parte de literatura, por enquanto estou apenas na teoria haha.

      Beijo.
      livrosdawis.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tive teoria literária também, é interessante, mas prefiro ler rsrs. Mas logo chega, espero que aprecie :D

        Excluir
    5. Já li Helena (e não gostei, muito meloso), O pequeno Príncipe, claro, fizemos a matéria de Literatura Infantil e Juvenil juntas <3 e a Revolução dos bichos eu já li mas não foi leitura da faculdade, li pq quis mesmo e A-MEI!

      Beijinhos, Hel.

      leiturasegatices.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Como você Helena não gostou da Helena? Huahaua, é bem romântico mesmo. Sim, adorei a aula sobre o pequeno príncipe *o*

        Excluir
    6. No meu caso não faço faculdade, só leio o livros que quero, sem obrigação. Aliás, acho uma aberração a exigência de ler livros que o professor quer... Grato, José

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo