• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 14/09/2015

    Bienal do livro no Rio de Janeiro: o que eu achei?

    Olá leitores,

    Viajei para a bienal do livro pela minha faculdade, fomos de ônibus de Santa Catarina para o Rio de janeiro, portanto, foram 25 horas de viagem pois pegamos um engarrafamento. Foi uma viagem rápida, acabei ficando apenas um dia na bienal (sábado dia 5 de setembro). 
    Por ter pouco tempo, optei por não pegar autografo de nenhum autor renomado, visto que as filas estavam enormes (havia duas filas: uma para pegar a senha e outra para pegar o autografo em si). 
    A bienal é enorme e está divida em três pavilhões: o azul, o verde e o laranja. Tive a impressão que era organizada assim (embora não havia nada declarado sobre isso):
    Azul: grandes editoras;
    Verde: editoras menores;
    Laranja: parte infantil.

    Deixei a foto aparecendo as pessoas para terem uma noção da lotação. Foto: arquivo pessoal

    Imaginei que a bienal estaria lotada de pessoas,  mas não sabia que era tanta gente assim, ou seja, tinha fila para pagar os livros que davam voltas. Outro ponto negativo é que não havia lugar para sentar, então, determinado horário eu já estava carregando uma mochila pesada (lotada de livros) e não tinha como descansar. Embora, tivesse lugar para comer.

    Foto: arquivo pessoal

    Os preços dos livros variam muito de estante para estante, de editora para editora. Então, tinha obras muito caras e muito baratas. Compensava mais comprar livros de livrarias como a Saraiva do que na própria editora. Encontrei livros de: 5, 10, 15, 20 e até de 40 reais.

    Universo dos livros. Foto: arquivo pessoal

    Porém, como estava lotada, os vendedores viviam ocupados, logo era difícil perguntar se tinha determinada obra. Portanto, decidi que assim que achasse algo interessante, e com um preço bom, levaria. Até porque, devido ao espaço da bienal ser enorme, provavelmente não conseguiria encontrar o estante novamente. Apesar de ter guichês de informações, presenciei atendentes não sabiam informar os lugares. 
    Aproveitei para conhecer autores, comprar livros e conseguir autógrafos. Adorei conhecer autoras, as que conversei foram extremamente simpáticas.

    Eu e a autora Priscila Ferreira do livro "um encontro fatal"
    Eu sempre saio estranha em fotos, não reparem (como se fosse possível não reparar kkk)

    Eu e a autora L.M Gomes do livro "Em um instante tudo pode mudar"



    O melhor da bienal é que você encontra de tudo, é uma variedade enorme de editoras e livros. Minhas sugestões para quem pretende ir em uma bienal:

    • Vá com uma roupa confortável, porque você vai andar bastante, e leve uma mochila ou mala de rodinhas para carregar as aquisições;
    • Anote os estandes que você pretende visitar (de que editoras são) e já pesquise no site da bienal em que pavilhão e rua ficam, visto que é enorme. 
    Vocês foram à bienal? Gostaram? Em breve terá um post contando o que ganhei e comprei na bienal. 

    10 comentários:

    1. Realmente é necessário ir com uma roupa confortável. Vi muita gente de salto e toda montadaE eu de tenis (toda esculhambada) cansei demais, imagina quem tava no salto. Mas foi muito boa, saí cheia de livros e conheci muitos livros e escritores bons =D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gente :o não consigo me sentir confortável de salto. Fui bem confortável, de jeans. Foi sim :D

        Excluir
    2. Esse ano eu não consegui ir... Mas todos que eu conheço que foram, falaram que estava valendo a pena. Pena que não deu par você conhecer um pouquinho mais do Rio. Beijooo.
      www.cariocabonita.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fui no Pão de Açúcar e no Cristo, o ultimo eu simplesmente amei. Mas gostaria de ter ficado mais, volto pro Rio, só não de onibus kkkk

        Excluir
    3. Olá Tainan,
      Sua viagem foi longa hein?
      Infelizmente, não pude ir. Mas, no ano passado, fui à Bienal de SP e posso dizer que foi uma desorganização total, estava tudo muito complicado e não deu para aproveitar quase nada.
      Em relação ao custo, acho que aqui em SP foi melhor, havia muitas promoções e, o melhor, descontos para compras de um número de livros.
      Acho que é uma viagem que vale muito a pena.
      Gostei do post e você não está nada estranha nas fotos.
      Beijos
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bota longa nisso. kkk
        Quero ir na de São Paulo também \o
        Bondade sua, estou sim hauaaua
        Beijos.

        Excluir
    4. Fiquei morrendo de vontade de ir, mas ano que vem vou tentar ir nem que eu precise economizar dinheiro da comida, haushauhs. Dicas muito boas as que você deu, Tainan.

      Tô louca para ver o que você trouxe de lá.

      Beijinhos, Hel.

      http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vamos vamos \o São Paulo é mais pertinho :D
        Tenho que fazer o post para mostrar (já bati as fotos).

        Excluir
    5. Nunca tive a oportunidade de ir. Parece ser incrível.

      http://thamyresgambimblog.blogspot.com/

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo