• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 09/07/2015

    Clássicos da literatura que eu li e recomendo

    Olá leitores,

    Tenho sentido falta de postagens que falem de leituras de clássicos, por isso, resolvi recomendar alguns que li. Vocês vão reparar no domínio da literatura brasileira, mas é devido ao fato de ter cursado todas as cadeiras da Literatura Brasileira na faculdade, então, li alguns indicados pelo professor.

    Fonte: We heart it. Edição: minha

    Vale ressaltar que parto do conceito que clássico é um livro antigo, a frente de seu tempo e que tem relevância para o seu período literário.

    Lucíola (José de Alencar):

    Foi o primeiro clássico literário que eu li, no ensino médio. Foi com ele que aprendi a apreciar a obra de José de Alencar. É um livro que eu recomendo para adultos, pois a trama é pesada. Trata-se do romance de Paulo com Lucia, que é prostituta. 

    Fonte: Estuda Jovem
    Noite na taverna (Álvares de Azevedo):

    O único livro de Álvares de Azevedo, com exceção das coletâneas de poemas, narra a história de amigos que se reúnem numa taverna (bar) para contar histórias de terror. Assim, cada capítulo do livro é um conto de terror.

    Fonte: Mercado livre
    Helena (Machado de Assis):
    Quando Conselheiro morre, deixa claro em seu testamento que quer que cuidem da sua filha, até então não assumida, Helena. Quando Helena chega a sua casa, a viúva não a recebe bem. Porém, Estácio, seu filho, acaba se apaixonando por ela. 

    Fonte: Skoob
    O moço loiro (Joaquim Manuel de Macedo):

    A história se inicia com uma joia sendo roubada da família Medonças, em que Lauro é considerado culpado e abandona a família. Anos depois, Honorina, prima de Lauro, é cortejada por bilhetes pelo misterioso Moço Loiro, a qual sabe de todos os acontecimentos. 

    Fonte: Mercado Livre
    É importante ressaltar que os dois últimos livros citados são obras pertencentes ao romantismo, ou seja, com personagens perfeitos e idealizados. 

    Fugindo um pouco da literatura brasileira temos:

    O médico e o monstro (R.L. Stevenson): 

    É uma obra psicológica que se trata do bem e do mal que temos dentro de nós, ou seja, todos temos defeitos e qualidades, visto que o médico e o monstro são uma única pessoa. 

    Fonte: Hedra
    Claro que, por serem livros antigos, a linguagem é mais difícil, sendo assim, é necessária mais atenção na hora da leitura. Todavia, são enredos maravilhosos que valem a pena serem lidos. 
    Já leram alguns desses livros? Gostaram? Quais clássicos me recomendam? Comentem.

    12 comentários:

    1. Confesso que li pouquíssimos clássicos... Tenho Lucíola, mas ainda não tive a paciência para ler. Um que li e amei foi Madame Bovary, conhece??
      Beijos

      www.notavelleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Já ouvi falar de Madame Bovary mas nunca li. Lucíola é maravilhoso, vale a pena.

        Excluir
    2. Muito legal você indicar livros clássicos para gente. Já tentei ler alguns, mas acabo desistindo, infelizmente rs O único clássico que eu li e amo, é de Shakespare chamado "A megera domada".

      estilolia.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Do Shakespare li uma adaptação de Hamlet mas o enredo não me agradou. Tenho "sonhos de uma noite de verão", pretendo ler.

        Excluir
    3. Olá! Tenho uma coleção de vinte clássicos brasileiros, mas infelizmente não li nem a metade! Realmente a leitura é um pouco mais difícil, mesmo tendo enredos maravilhosos, então acabo deixando um pouco de lado. Da sua lista não li nenhum, os que lembro que li foram O Cortiço que achei muito bom, e Memórias Póstumas de Brás Cubas, que tbm é legal, li uns outros tbm, mas como faz tempo mal lembro da história. Quero muito ler O Médico e o Monstro, pretendo fazer isso ainda esse ano, pois me comprometi a ler clássicos internacionais, tentei Moby Dick, mas a leitura é um pouco difícil e acabei deixando de lado, mas vou persistir e tentar ler novamente, afinal nem passei da página dez, e sei que o livro é muito bom.
      Beijo!
      http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que coleção é essa? Parece fantástica! Moby Dick li quando era bem nova (acho que no ginásio) e achei horrível, o enredo não me atrai e achei bem difícil a linguagem. O cortiço parece maravilhoso, tenho que ler ainda.

        Excluir
    4. Adoro ler clássicos!
      Destes eu li Luciola, O moço Loiro e o Médico e o Monstro, todos são ótimos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou e concorda com as minha indicações. :D

        Excluir
    5. Oi,
      Tenho muita vontade de ler "O médico e o Monstro". Espero gostar.
      Bem bacana o post.

      Até mais,
      http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu adorei Plinio, espero que você goste também.

        Excluir
    6. Olá,
      Eu adorei seu espaço, por isso estou te seguindo.
      Preciso dizer que assim que vi esse post, vim correndo conferir. Tive uma experiência com José de Alencar ao ler Senhora, que por acaso gostei bastante. Mas fiquei curiosa com Lucíola, portanto vou adicionar ele a lista dos livros que pretendo ler.
      Helena é um livro maravilhoso, tive o prazer de ler no ano passado.
      Recomendo Dom Casmurro e Memórias de um sargento de milícias.
      Beijão,
      Tão doce e tão amarga.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada pelo carinho Thamiris, é muito bom saber que o trabalho que faço no blog agrada as pessoas.
        Adoro o José de Alencar, quero ler Senhora, o enredo é muito interessante, assim como Diva.

        Excluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo