• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 22/05/2015

    Clássicos da literatura que eu gostaria de ler

    Olá leitores,

    Estou querendo me desafiar, sair da minha zona de conforto e ler alguns livros mais densos. Parto do princípio que clássico seja aquele livro que já foi escrito há algum tempo e que teve uma contribuição para a literatura. Segue a minha lista de clássicos que gostaria de ler:

    Primeiramente gostaria de ler todos os livros do José de Alencar rsrs Tá, meio difícil todos, mas vamos começar por Diva?

    Diva

    Sinopse: Romance lançado em 1864, pertence aos chamados romances urbanos de Alencar. Nele é narrada a história de paixão de Augusto pela bela e fatal Emília e tem-se o panorama da sociedade fluminense do século XIX, a qual está repleta de convenções e relações humanas baseadas no interesse.

    Quero ler Diva porque li Lucíola e amei. Deixando bem claro que Diva não é uma continuação de Lucíola, apenas possui um personagem em comum. Mas aprecio muito a linguagem do José de Alencar.








    Crime e Castigo

    Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria - grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História.

    Acho o enredo do "Crime e castigo" fantástico, pois a teoria que o protagonista tenta provar é que os assassinos teriam direito de cometer o crime se o ato fosse justificado com intenções úteis para a humanidade. Sim, é uma loucura, logo, ele se torna um assassino para provar tal teoria. 
    É um livro totalmente psicológico, o qual eu gostaria de me desafiar a ler, visto que falam que a linguagem é bem complicada de compreender. 






    Sonho de uma noite de verão


    Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a "comédia trágica", que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.

    Essa confusão toda de um gostar do outro, que por sua vez gosta de um terceiro, me atrai.  Tenho o livro em casa, preciso dar uma atenção especial a ele, visto que a linguagem de Shakespeare é bem densa.




    Drácula

    Drácula, é uma história de vampiros e lobisomens; de criaturas que estando mortas permanecem vivas. É também uma história de pessoas corajosas que se lançam à destruição de uma insólita e maléfica ameaça. Como quer que seja, permanece intacta nestas páginas a mesma emoção de milhões de leitores e espectadores que penetraram na história que se inicia num castelo desolado nas sombrias florestas da Transilvânia. Lá, um jovem inglês é mantido em cativeiro, à espera de um destino terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos séculos.

    Sei que não é o primeiro vampiro, mas o mais tradicional que deu origem a muitos. Eu quero ler a versão do Bram Stoker. Tenho uma edição dele na minha estante, isso prova que eu tenho parar de comprar livros e dar atenção aos que eu tenho.




    Que clássicos vocês gostariam de ler? Quais clássicos me indicam? Já leram esses livros que eu citei? Gostaram? Comentem.

    12 comentários:

    1. Livros clássicos são um desafio para mim. Tem muito receio de ler, acho que por acabar sendo uma leitura mais densa.
      Mas sai da minha zona de conforto e li Madame Bovary, é uma leitura bem densa, mas é ótimo e indico!!
      Gostei das suas escolhas, tenho muita vontade de ler Dostoiévski!
      Beijos

      www.notavelleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também já tive, hoje leio com mais facilidade, claro que é necessário mais atenção para entender a leitura, mas vale a pena.
        Não li esse, vou procurar saber mais :D

        Excluir
    2. Te dou o maior apoio. Também adoro José de Alencar, Machado de Assis entre outros escritores clássicos. Desse que vc listou já li Draculo de Bram Stoker e adorei, tem resenha no meu blog se quiser conferir.
      Sucesso na concretização da sua meta de leitura.

      P.s. Te espero lá no blog. Beijos
      Leituras, vida e paixões!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vou conferir a sua resenha. Eu gosto muito de Alvares de Azevedo também, mas ele morreu cedo, então não escreveu muita coisa :(

        Excluir
    3. Olá!!
      Olha acho que as literaturas brasileiras, como Jose de Alencar, não me atraem. Tentei uma vez ler, para o vestibular a 200 anos atras (hahahahha) e cara, detestei. Mas o Drácula, eu cheguei até ler mas nunca consegui terminar, mas estou louca para me aventurar de verdade nele!!

      Gostei muito do seu post!!
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jura? José de Alencar eu gosto bastante, qual livro você tentou ler dele? Tenta a trilogia das mulheres :D

        Excluir
    4. Uau! Achei incrível, inovador e corajoso da sua parte um post como esse! Adorei!
      Amo José de Alencar, Machado, Jorge Amado e quero ler Crime e Castigo tb! Está na minha lista há séculos haha

      bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada Camila, quero me dedicar mais as leituras de clássicos. Tenho que ler Jorge Amado, todo mundo fala bem.

        Excluir
    5. Eu tinha vontade de ler Os Miseráveis, mas aquele tamanho pequenininho do livro, me desanima huahuahuahuahua Sonhos de Uma Noite de Verão também é outro que eu gostaria de ver.

      beijos
      Kel
      www.porumaboaleitura.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Os Miseráveis desanima mesmo, olha que não sou muito de olhar número de páginas, mas aquele é enorme :o

        Excluir
    6. Adorei sua seleção de clássicos desejados. Confesso que não li nenhum desses títulos também, mas tenho muita vontade.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estamos juntas nessa, alguns até tenho na estante, mas me falta tempo.

        Excluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo