• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 05/03/2015

    Vale a pena cursar letras? Minhas impressões a respeito do curso

    Olá leitores,

    Primeiramente, queria agradecer a Luana do Leitura de Lua, que me deu a ideia desse post. O que vou falar aqui é a respeito da minha experiência como estudante de letras. Vale ressaltar que estou falando como funciona na universidade em que eu estudo, nas demais pode ser diferente.

     Sobre a minha faculdade

    Eu curso letras (habilitação português/inglês), unicamente porque não abriu turma de espanhol, pois meu foco é no português e na literatura. Quando ingressei na universidade, era no meio do ano, contudo, para o curso de letras só há vestibular de verão (início do ano), o que fez com que eu começasse na 2ª fase, ou seja, com aquela turma que havia começado no início. Aconselhada pelo coordenador, em seguida fiz a primeira fase, então, cada semestre faço com uma turma diferente e nunca farei na ordem normal. Hoje, estou no meu 6º período cursando as matérias da 5ª fase. 
    Se eu pudesse voltar no tempo, esperaria mais seis meses e iniciaria o curso na primeira fase, pois é complicado, os professores sempre falam "conforme eu expliquei semestre passado" e eu nunca estive ali, pois estava cursando na outra turma. O lado bom dessa história é que conheço muita gente.

    Sobre a licenciatura

    Sim, eu faço licenciatura, isto é, serei professora (confira o relato de uma futura professora). Claro que você não precisa ser professor, você pode ser revisor, tradutor, entre outros. Entretanto, existem matérias exclusivamente voltadas para área, tais como: didática e psicologia da aprendizagem, além dos estágios nos quais você tem que dar aula. Além disso, os professores sempre colocam o conteúdo na situação de sala de aula: "vocês podem explicar isso de determinada forma para seus alunos". 
    O curso é realmente voltado para quem quer ser professor, o que é maravilhoso para aqueles que pretendem seguir na área.

     Sobre o inglês

    Engana-se quem pensa que fazendo faculdade de letras você ficará fluente na língua. Todavia, o inglês é bem trabalhado e tem em todas as fases da faculdade, isto é, vai até o inglês VIII, o que é bem puxado para quem tem dificuldade na matéria como eu. Todo semestre temos quer ler um livro em inglês (reader). Também são trabalhadas as quatro habilidades: ler, falar, ouvir e escrever.

    Ilustração: Mauricio de Souza


    Sobre a literatura

    Estudo: teoria literária, literatura brasileira I, II e III (períodos literários), literatura inglesa e norte americana e literatura infantil e juvenil. Também estudamos um pouco da literatura portuguesa, visto que a brasileira foi influenciada por ela. Nas aulas, temos muito contato com o texto e lemos muito, textos teóricos e clássicos da literatura, portanto, ressalto: para cursar letras tem que gostar de ler! É uma carga de leitura alta e são textos densos. Eu não leio na faculdade o que eu leria normalmente nas férias. Você não vai ler nenhum lançamento no curso.

    Sobre o português

    Os professores partem do princípio que se você cursa letras, você sabe escrever bem. Portanto, se você tem dificuldade em português e quer aprender, esse não é o curso certo. Português é muito cobrado, afinal, se você vai ensinar, tem que saber! 
    Também são ensinadas as partes do português: sintaxe (estudo das frases), fonética (estudo dos sons), morfologia (estudo das palavras), entre outras.
    A minha escrita melhorou muito desde que comecei a fazer o curso, afinal, na maioria das provas, as respostas têm que ser em forma de texto. Inclusive, algumas continham uma pergunta apenas e a resposta deveria ser dada em no mínimo duas folhas.

    O que tenho que ter para cursar letras?

    Gostar de ler! Sei que parece óbvio mas quando retornei para fazer a primeira fase, o professor questionou se gostavam de ler o que liam. Uma boa parte disse que não gostava ou que só lia a revista tal e se pegasse um livro qualquer até a parede era mais interessante (ouvi isso mesmo!). A carga de leitura é alta. São textos densos e você tem que ter o hábito de ler para poder acompanhar.
    Facilidade em português, pois não vão te ensinar a escrever com a ortografia correta no curso. Nem as regras ensinam. Errou alguma palavra na prova, é descontado na nota.
    Vão pedir para que compre uma gramática (livro completo com as regras e explicações). Não compre qualquer uma na primeira semana do curso. É um livro muito caro e você pode se arrepender, assim como eu. Recomendo a Gramática do Faraco, Moura e Maruxo. Também pedirão que comprem dicionários de inglês e português.

    Espero ter esclarecido todas as dúvidas. Qualquer coisa, perguntem nos comentários que eu respondo.

    64 comentários:

    1. Olá,
      Amiga, eu me arrependo de não ter prestado vestibular para Letras. Minha família inteira é de professores, ou seja, sou a ovelha negra. rs
      Eu amei o post, você soube explicar tudo direitinho, mencionou as partes importantes do curso.
      Que você tenha muito sucesso na sua carreira, amiga.
      Beijos.

      http://www.leituradelua.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A minha é toda de professores, mas eu segui a linha rsrs. Obrigada!

        Excluir
    2. Eu gosto muito do curso, embora não me dou bem com o mercado de trabalho que ele proporciona. rs Mas ele me possibilita muito conhecimento e oportunidades consegui uma bolsa da CAPES depois que entrei no Letras que não consegui no curso de Pedagogia. rs

      Ser professor não é nada fácil mais é muito bom <3
      Sou professora a 5 anos (3 em escola particular e 2 na rede estadual) tenho so felicidades neste caminho <3

      Tenho certeza que você também vai adorar .

      http://www.cherryacessorioseafins.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom ler essas palavras Simone, tem tanta gente que fala mal da profissão, as vezes me desanimo :( Eu acho que assim que chegar no estágio prático, verei o que é realmente dar aula, mas sei que adoro estudar português e literatura, espero gostar de transmitir esse conhecimento.

        Excluir
    3. Olá!!
      Amei o seu blog, muito fofinho!!

      E amei ainda mais o seu post, sou formada em Finanças mas o meu sonho sempre foi fazer Letras. Ano passado comecei a fazer, porém tive que trancar por motivos maiores, mas é exatemente isso que você falou... tem que gostar de ler muitooo e saber escrever muito bem!!!
      E isso você sabe de sobra!!

      Parabéns pelo tema do post!!
      Adorei!

      Beijos, Bá.
      http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada Bárbara, espero que você possa voltar a cursar um dia, se você gosta. :D

        Excluir
      2. Quero fazer esse curso,mas escrever tão bem assim não escrevo.Será q vou me dá mal nesse curso?Quero fazer justamente pra melhorar minha escrita e português!

        Excluir
    4. Olá
      Ano passado e u iniciei o curso de Letras português/inglês, mas tranquei no meio do ano por causa da gravidez. Embora estivesse gostando do curso, não era bem o que eu esperava. Não gosto de gramática e o que eu gostaria mesmo era de poder escolher quais aulas frequentar, como nos EUA haha. Faria apenas literatura, pois meu foco também não é ser professora. Acho lindo e respeito e admiro todos os professores, mas não é pra mim. Não sei nem se um dia voltarei para o curso ou se escolherei outra coisa...
      Beijinhos

      Vidas em Preto e Branco 

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Seria bom ter a opção de fazer só literatura, estou pensando em faz uma pós nessa área. Gramática é complicado mesmo, são muitas regras e suas várias exceções.

        Excluir
    5. Amei a ideia do post e esclareceu muitas dúvidas que eu tinha a respeito do curso. Sou professora de inglês, porém não tenho graduação em Letras/Inglês e já tive dúvidas se valia a pena ou não.. =)

      http://quasedemanha.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que consegui esclarecer algumas dúvidas suas. :D

        Excluir
    6. Adorei o texto, foi bom saber como é sua faculdade e conhecer um pouquinho mais sobre ela, tudo bem explicadinho! Não sei como você consegue estudar tudo isso,ler, descansar,moderar grupo, ter o blog... Que coisa de louco (elogio) haha! Bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Algumas coisas da faculdade eu aproveito para o blog, por exemplo tem livros que eu leio porque é obrigatório na faculdade e acabo resenhando aqui. Mas é uma rotina muito corrida mesmo.

        Excluir
    7. Irei começar o curso de Letras esse ano, e quero muito escrever um livro. Porém, acho que gostaria de trabalhar na área voltada a jornalismo.
      http://dictomia.blogspot.com.br/2015/03/como-reconquistar-seu-ex.html

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acredito que dê para trabalhar sim Maysa, pois jornalismo não requer diploma de jornalista, basta escrever bem, cursando letras você consegue aperfeiçoar a escrita.

        Excluir
    8. Oii, tudo bem???? Apesar de amar ler, eu tranquei minha faculdade de letras. Estava fazendo licenciatura e definitivamente aquilo não era pra mim. Odiava todas as matérias de didática e afins. Não era pra mim mesmo, hahahha. Mas vejo muita gente que faz e adora :)
      Beijooos
      http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu gosto bastante Gih, realmente a licenciatura é bem voltada para quem quer dar aulas, portanto, se você não quer, de repente é melhor ir para um bacharelado.

        Excluir
    9. O Curso parece ser interessante, mas acho que não me daria muito bem nessa área.
      Você podia fazer mais post ou gravar mais videos para falar um pouco mais sobre a faculdade de licenciatura, acho que ajudaria muitas pessoas desta forma.


      http://atmosfera-maby.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Olá, adorei esse post, vou começar a cursar Letras Espanhol no segundo semestre desse ano (acho que todos os cursos noturnos da minha faculdade iniciam no 2° sem =/ ), mas como semestre passado eu estava matriculada em outro curso eu consegui fazer 3 matérias com o pessoa de Letras ... uma delas foi Linguística (uma das matérias de Linguística) e eu AMEI, acho que peguei a melhor professora do mundo. A outra matéria foi Produção Oral e Leitura em Lingua Espanhola, o professor é super querido e até me convidou para assistir as aulas com o pessoal nesse semestre (como ouvinte, mesmo que nao possa aproveitar depois). A terceira disciplina eu não lembro o nome exato, mas era de português e nesse quesito, acho que temos mais sorte do que vocês, pois a professora embora tenha que ter dado conteúdo que aprendemos desde o maternal em um semestre, deu coisas bem básicas do Português e o pessoal (eu inclusive) tem uma boa dificuldade ... pelo que o professor de Espanhol insinuou, tem gente que entra em Letras e não gosta de ler uhehue, isso é meio estranho no MINIMO :*

      P.S: É o terceiro curso que vou iniciar, mas dessa vez sinto que estou no caminho certo. Embora tenha MUITO o que aprender!
      www.moniitorando.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se você gostou de linguística, acredito que irá gostar do curso. A nossa não deu nada do básico, apenas ensinou a escrever vários tipos de textos.
        Espero que ache o seu caminho Mônica, boa sorte :D

        Excluir
    11. Nossa que texto interessante é bem explicativo. Amei!!!
      Lembro que quando era mais jovem não tinha ideia do que esperar do curso e acabei escolhendo Turismo (já sou formada, mas não realizada). Estou tentando me encontrar e o curso de letras era uma opção, mas agora com suas explicações não sei se tenho bagagem e tempo para tanta dedicação. Valeu pelas dicas. Beijos e sucesso na conclusão do seu curso.

      P.s. No meu caso penso que se eu o fizesse escolheria revisão e tradução.

      Leituras, vida e paixões!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tem que ter uma certa bagagem de leitura, acredito que você tenha. Mas tempo realmente é necessário, nesse semestre estão dando textos enormes para ler :o

        Excluir
      2. É exatamente por esse motivo que estou lendo sobre o assunto, estou "querendo me encontrar" rs
        Sou formada em recursos humanos e pretendo fazer outra faculdade, mas não quero mais perder tanto tempo fazendo uma coisa que não me identifico, é tão ruim. Parabéns pela explicação, praticamente me vi em sua sala de aula! Um abraço as duas...

        Excluir
    12. Legal esse post Tainan, é interessante esclarecer como funciona o curso pq muitas pessoas nem sabem que o curso de Letras forma professores. Serviço de utilidade pública, rsrs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Verdade Helena, também serve para informar que não é curso fácil como a maioria pensa, estudamos demais.

        Excluir
    13. Adorei o post, tirou praticamente todas as minhas duvidas, estou cursando medicina veterinária mas não me sinto realizada e nem me imagino fazendo algo do tipo futuramente, e desde da infância sempre gostei muito de ler, porem não pretendo ser professora, acho que não tenho tal capacidade e nem paciência kkkkk pretendo ser editora, cursar letras me ajudaria a me tornar editora ?

      ResponderExcluir
    14. Oi Tainan!

      Encontrei esse post hoje, por acaso, malandrando pelo google, rsrsrs.
      Então, cursei 5 semestres e meio de Letras, tranquei no ultimo semestre. Caso queira retornar, porém, terei de cursar 1 ano (com várias matérias eliminadas, é claro). Gosto bastante de língua inglesa e literatura, amo ler e desenhar. Porém eu ando bem na dúvida... porque nao estou a fim de exercer a profissão e tal. E eu to mesmo pensando em deixar de lado e começar no zero em Pedagogia (porque eu prefiro lidar com os aluno9s menores, fiquei meio assustada durante meu estágio com adolescentes, acho que foi por isso que fugi da faculdade, rs). Oh dúvida cruel...

      Bjinhos, Stefany

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É bom saber que o post está bem colocado no Google :D
        Espero não ficar assustada no meu estágio, Acredito que cursando pedagogia você elimine bastante matérias também ;)
        Beijos.

        Excluir
    15. Estou com uma dúvida cruel Rsrsrsrs...cursando licenciatura em Geografia, terceiro semestre, tenho uma grande confusão em minha mente. Além de minha graduação, também gosto muito de inglês e Artes Visuais, porém não gosto muito de português. Como faço na modalidade EAD, daria para fazer mais de uma graduação.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tenho vários colegas que não gostam de português e cursam por se identificar com a língua inglesa. Claro que tem que ter em mente que vai ter que aturar o português e todas as suas regras rsrs

        Excluir
    16. Olá, gostei muito da sua publicação. Estudo Letras e vejo nesta estrada possibilidades. Melhor escrita, comunicação, desenvoltura, elaboração de pensamento e avanço educacional. Muitos alunos entram com múltiplas dificuldades e encontram no curso materiais necessários para desenvolver melhor desempenho. No começo tinha dificuldades com a gramática. Tudo passou. Agora sinto-me capaz. Deus abri muitas portas. O saber é possível.Dinheiro nenhum paga a satisfação de falar corretamente. Uma aula envolve muitas competências e habilidades. Parabéns professora. Faça pós e jamais deixe o estudo de lado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada, concordo com tudo. Finalizo o meu estágio essa semana e também tenho a sensação de que sou capaz, que posso fazer a minha parte, transmitir conhecimento. Claro, que tenho pontos a melhorar como professora e trabalharei para isso.

        Excluir
    17. Texto excelente. Vale muito ser professor. Eles sabem muito. Cada leitura é composta por visões diferenciadas. Parabéns.

      ResponderExcluir
    18. Boa tarde, gostei do texto, foi muito esclarecedor, mas tenho uma dúvida, sou advogado, e gostaria de saber o que este curso agregaria a minha profissão.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acredito que todas as matérias não, mas tem algumas em especifico que ajudariam, tal como: "análise do discurso". De repente você pode cursar essas disciplinas isoladamente em algum curso de bacharelado.

        Excluir
    19. ola , bom dia ! meu nome é Johni , sempre trabalhei em comercio ,. alias tenho um comercio (lan house, xerox, multi serviços etc) , mas sempre gostei de ler , e meu foco seria ensinar , curto muito passar o que sei , ja terminei 2 cursos tecnicos (logistica e informatica), mas meu somho era fazer letras , e meu sonho se realizou hehee , passei no vestiba na universidade local .
      muitos me dizem que é um curso que nao da $$ , que é chato , e que so tem mulherada na sala , e essas coisas ..-SO tenho uma duvida , putss ..to atrasado demais no estudos , fiz 41 esse ano ...e entao ?/valera apena ?/pergunta meio besta , mas queria a opinião sua ..aguardo resposta ...ótimo site seu ...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vale sim, sempre vale a pena correr atrás dos nossos sonhos, no meu curso tem uma senhora de 70 anos cursando, apesar de não ter contato com ela (ela é de outra turma), sempre admirei, agora, aposentada e com tempo, resolveu realizar um sonho: estudar.
        Que tem mulherada é um fato, mas vejo os homens se relacionando bem conosco.
        Parabéns por ter passado, boa sorte no curso!

        Excluir
    20. Olá ,muito bom o seu texto realmente é um pouco complicado, eu irei cursar letras esse ano ganhei uma bolsa na Faculdade para o mesmo; estou um pouco nervosa, em minha mente passa muitas coisas quanto ao sentido de como será ( uma área que realmente muitos não valorizam) e se realmente eu irei gostar. Adoro ler e tenho uma facilidade muito grande para se expressar acredito que já seja um grande passo ,não é verdade?
      Mais enfim tenho uma dúvida simples porém um pouco complicada exercendo esse curso com o objetivo na área do direito tenho vantagens?pode me ajudar ?

      ResponderExcluir
    21. Bom dia!

      Quero fazer curso de letras, porém não tenho uma boa escrita e tenho dificuldade com interpretação de texto. Gostaria de ouvir sua opinião.

      ResponderExcluir
    22. Boa Tarde!
      sempre tive vontade de escrever bem. E já ha um tempo, venho querendo fazer o curso de letras. Mas, durante minha vida, tive o costume de ler apenas best sellers. E como sou de escola publica, não sei muito bem as regras de escritas, pontuação, assentos, etc. Você acha uma má ideia eu entrar no curso com tão pouca experiência na escrita?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não acho, eu também não escrevia muito quando entrei, peguei prática na faculdade e lia muitos best sellers, mas ter o hábito da leitura já me ajudou a ler outras coisas (mais densas).

        Excluir
    23. Olá!
      Sempre tive dúvidas do que fazer, E em escolher uma faculdade para fazer. Depois que casei com meu marido,descendentes de espanhol e temos a intenções de um dia ir
      tentar a vida pela Europa.Nossa intenção de sair daqui formados ... Eu me interessei muito em letras, mas pelo lado da língua Inglesa. Será que com essa escolha e com esse pensamento de morarmos fora, Eu terei feito uma boa escolha e conseguirei algo e oportunidade boa com a letras fora do Brasil?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O problema é que não sai fluente se formando em Letras, se você quer para falar lá fora talvez um curso intensivo seja melhor opção. Mas se você quer cursar para quem sabe dar aulas lá fora (pode ser de português para estrangeiros também), pode ser uma boa escolha.

        Excluir
    24. Olá! Gostaria de saber se o curso de letras português/ingles ead realmente funciona?
      Meu email: jcassia.br@hotmail.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Nunca fiz, mas dizem que os cursos a distancia são bons.

        Excluir
    25. Olá, vou iniciar o curso EAD na Uniasselvi. Estou um pouco insegura por não ser presencial, e por pensar em não conseguir dar por ser nesta modalidade também. O que pensa sobre este tipo de graduação?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tenho amigas que fizeram outros cursos a distancia e me disseram que são bons, eram bem puxados, sempre via elas estudando para provas e trabalhos.

        Excluir
    26. Eu fiz Letras. Me formei ha 5 anos e depois de formada simplesmente parei tudo por causa de uma gravidez. Tenho a impressão que esqueci tudo...como faço pra voltar e dar uma recaptulada?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Aconselho a estudar gramáticas e ver video aulas sobre os assuntos.

        Excluir
    27. Oi linda amei acabei de passar no vestibular pra letras já fiquei com medo pelo fato de ser nova e não ser o que realmente quero
      Mas suas palavras me ajudaram muito obrigada 😘 há gosto de ler,leio mas romance só que ler não é problema creio que vou me dar bem😘😘

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vai sim, ter o hábito da leitura já ajuda muito, você só vai ter que ler livros mais densos que o normal (pelo menos eu tive). Muito feliz que a minha postagem te ajudou. Boa sorte, espero que goste do curso!

        Excluir
    28. Olá!
      Estou pensando em cursar letras port/inglês mas com formação em bacharelado, por que quero muito trabalhar como tradutora.
      Já procurei formação EAD de Bacharelado mas não achei!É tudo licenciatura..
      Sabe de algum?

      ResponderExcluir
    29. Olá!
      Li o seu texto e achei muito interessante!
      Tenho muita vontade de cursar Letras, pois adoro português e literatura brasileira.
      O problema é que acho que não escrevo tão bem. Escrevo de forma livre. Adoro escrever assim, mas fico receoso de não saber escrever tão bem de forma acadêmica. O curso auxiliar nisto ou preciso melhorar antes de entrar?
      Obrigado!

      ResponderExcluir
    30. Oi! Parabéns pela sua postagem! É muito boa e me tirou várias dúvidas, mas eu estou pensando em fazer o bacharelado de Letras com habilitação em português e inglês e eu gostaria de saber o que você acha do mercado de trabalho para quem faz letras, mas não gostaria de ser professor. Obrigada ❣😘

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acho restrito :( Em sua maioria das vezes viram revisores ou tradutores.

        Excluir
    31. Ola! gostaria de saber se ensina gramatica, se a pessoa aprende bem para passar em concurso publico ou não tem nada a ver.

      ResponderExcluir
    32. só me decepcionei com minha língua nativa, afinal aqui no brasil não serve pra nada gramática e vocabulário claros e eficientes, porque a imensa maioria não dá a mínima; ninguém gosta de estudar português na escola, a literatura brasileira é uma coisa petrificada há séculos que só serve pro deleite justamente dos estudantes de letras e que não têm apoio principalmente dos jovens que estão com a responsabilidade do futuro nas mãos, nem tem serventia porque não fala aos interesses e necessidades contemporâneas. no meu caso, eu sempre gostei muito de gramática, mas abomino nossa literatura - exceto mario quintana e alguns poemas do ferreira gullar. até comentaram aqui que gostariam de cursar letras/inglês, e não gostam da própria língua portuguesa. não me parece válido cursar pra ser revisor, por exemplo, só pra ficar alimentando um grupo restrito de gente que nunca deixa o idioma ser apropriado pelos seus falantes; os gramáticos normativos querem enfiar goela abaixo uma fala e uma cultura do passado que não cabem mais aqui no nosso tempo, e é ridículo conhecer tanto vocabulário, regras e costumes de coisas que, se eu for usar no quotidiano, simplesmente vão rir de mim na rua. outra coisa absurda são as academias pelo país, no geral redutos de gente que vive noutro mundo, pra não dizer pior... elas impedem o avanço da língua, basta ler estudos sobre a nossa língua brasileira (sim, brasileira, porque apesar de vir trazida pelos portugueses gananciosos, não é a mesma língua europeia) em inglês, por exemplo, em relação aos campos de fonética e fonologia, que notam bem mais vogais e consoantes do que qualquer livro aqui no brasil ensina; as gramáticas prescritivas, descritivas, normativas etc nos dizem que há sete vogais (á é ê i ó ô u), e incrivelmente ignoram o , uma vogal média, ou 'schwa'. enfim, eu já desisti, queimei meus dicionários e gramáticas, só me iludi... quem tiver cara de pau pra se meter a "ensinar" essa "lindíssima" língua a esse povo que vai nascendo, que faça o que quiser...

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo