• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 12/03/2015

    O Pequeno Príncipe (resenha)

    Olá leitores,

    Nesse semestre do meu curso de letras faço a disciplina de literatura infantil e juvenil. Logo, a professora pediu para lermos essa obra, a qual eu não havia lido. Dá para acreditar? Já adianto que trarei mais resenhas de livros solicitadas pela disciplina.
    O livro foi escrito pelo Antoine de Saint-Exupéry, publicado pela editora Agir no ano de 2009, já com a nova ortografia, e contém 91 páginas. A edição que eu tenho é ilustrada com as aquarelas do autor, entretanto, a editora colocou uma observação que diz que, devido as aquarelas serem antigas, foi necessário realçar as cores.

    Fonte: arquivo pessoal

    Ao contrário do que eu imaginava, o livro não é narrado em 1ª pessoa pelo pequeno príncipe e sim, em 3ª pessoa por um narrador-personagem, isto é, o aviador. A história começa quando o avião dele cai na África. Enquanto ele tenta consertar o seu meio de transporte, aparece o pequeno príncipe,  o qual inicialmente é tímido. Depois eles começam uma amizade e o menino começa a contar a sua história para o aviador. 

    Fonte: arquivo pessoal

    O pequeno príncipe mora em um asteroide com três vulcões e uma rosa, a qual ele cuida. No entanto, ele parte com a finalidade de viver uma grande aventura. Nessa viagem, ele passa por vários planetas até parar na terra e conhecer o aviador.
    Em cada planeta, o autor proporciona ao leitor a reflexão sobre sua vida, pois ele conversa com os habitantes. Por exemplo, existe um planeta no qual vive um empresário que, por estar tão ocupado, nem olha o pequeno príncipe. Será que não vivemos assim?
    A obra possui uma linguagem formal, porém, não é difícil de entender.

    Livro de criança? Com certeza. Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.

    É uma obra para todas as idades, mas quando somos adultos podemos entender toda a reflexão em torno dessa leitura, mas nada impede que a criança use a imaginação para viajar junto com o pequeno príncipe ou que o adulto leia a obra para a criança, fazendo-a refletir.
    É uma história simples e infantil, pois o pequeno príncipe é como uma criança que se questiona o motivo das coisas serem desse jeito e reclama que as "pessoas grandes" são difíceis de entender. Os adultos nem sempre ouvem e dão atenção aos questionamentos infantis, portanto, é uma obra para todas as idades, repleta de questionamentos, de reflexões e citações maravilhosas.
    A obra nos proporciona muitas reflexões, tanto de como estamos vivendo, como a nossa relação com as crianças e também, a respeito da nossa criança interior. Acredito que cada leitor reflita de uma forma única essa leitura. 
    O livro é repleto de citações apaixonantes, as quais farei um post exclusivo para elas. 

    Vocês já leram? Gostaram? Pretendem ler?

    18 comentários:

    1. Oi Tainan!
      Também li pela primeira vez já na vida adulta, e fiquei encantada com os ensinamentos singelos do livro. Acho que todos deveriam ler!
      Beijos,

      Priscilla
      http://infinitasvidas.wordpress.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu também acho Priih, de todas as idades, é muito bom para refletir.

        Excluir
    2. Olá! Acredita que eu ainda não li esse livro? Tenho ele aqui em casa,mas ainda não parei para lê-lo. Sinto até vergonha de dizer isso rs Vou separar um tempinho para ele, creio que um dia apenas é o necessário!

      Beijinhos,

      Bia - Blog Escrevendo Mundos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu fui ler agora também, eu li em 2 dias Beatriz, mas porque eu estou sem tempo, mas acredito que dê para ler em um sim, porque tem bastante ilustrações no livro e é fininho.

        Excluir
    3. A obra mais doce de toda a minha prateleira, simbolo da minha família, amor amor amor.
      Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É muito doce e bonita, transmite bons ensinamentos *o*

        Excluir
    4. O Pequeno Príncipe é, na verdade, uma autobiografia do próprio autor. Tudo mudou quando eu descobri isso. Ele descreve sua própria vida, desde a infância até o crescimento, seu casamento, sua separação e tudo o mais. É um livro duplo - uma história simples pra crianças e uma outra história extremamente profunda pra adultos.
      É um dos meus livros favoritos. Tenho uma edição suuuuuuper antiga, com capinha até rasgadinha já, vou ver se tiro fotos pra te mostrar. ^_^ É meu xodó por causa disso.

      http://thisiskeyko.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não sabia dessa história de autobiografia Keyko, só sabia que autor, assim como o narrador da história era aviador. Mas faz sentido.
        Tira sim, adoraria ver.

        Excluir
    5. Eu li esse livro a alguns anos atras , e me apaixonei tanto pela estética do livro quanto pela historia ele é perfeito !
      Amei teu blog ♥ ganhou uma nova seguidora :3
      Histórias e outras Drogas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oba, muito obrigada Pathy, seja sempre bem vinda.
        Ele é maravilhoso *o*

        Excluir
    6. ai que dizer desse livro uma palavra perfeito! E gatinha parabéns pelo seu cantinho é lindo! Bjkas http://garotafucada.blogspot.com.br/ https://instagram.com/begoncalves_89/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É muito bom: história linda com uma lição maravilhosa.
        Obrigada :D

        Excluir
    7. Oi :)

      Nem acredito que eu ainda não li esse livro...
      Ele parece ser ótimo.
      Na verdade estou surpresa não imaginava que ele era assim.
      Com certeza vou ler!
      Adorei a sua resenha.

      Beijos!
      http://umacertajovem.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Também ainda não acredito que demorei tanto para ler, é maravilhoso. Fico feliz que tenha gostado.

        Excluir
    8. Oi!
      Acho esse livro tão lindo. Se todos pensassem como o Pequeno Príncipe, viveríamos em um mundo perfeito.
      http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. qual era o meio de transporte do príncipe?

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo