• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 19/01/2015

    Entre blogueiras: parcerias

    Olá leitores,

    Tive a ideia de reunir outras blogueiras com o intuito de trocarmos opiniões a respeito de temas abordados na "blogsfera", sei que muitos de vocês tem blogs, então ler outras opiniões é sempre válido.
    Lembrando que apenas estamos dando a nossa opinião sobre o assunto, ninguém é obrigado a concordar ou seguir, cada um faz o que acha melhor para o seu blog ok?


    Participantes: 

    Aline do Aline França
    Gisele do Negra vaidosa
    Haidy do Dias de Eva
    Isabela do  Bela Hanajima
    Katlyn do Hi, Cultura
    Luana do Leitura de Lua
    E eu, Tainan do Eu Curto Literatura

    Imagem feita por Haidy

    Tema de hoje: Parcerias

    1- Você tem parcerias? (Se não tem por que não?) Como funciona as parcerias que tem? Como conseguiu?

    Aline: Até hoje só fiz uma parceria no Blog, com uma loja da Quem disse Berenice da minha cidade. A parceria ocorreu a convite do gerente da loja. Não fiz mais parcerias pois ainda não me sinto segura para correr atrás disso, sempre acho que ainda falta alguma coisa para melhorar.

    Gisele: Não tenho, a única parceria que tenho á apenas para monetização de views nos vídeos. Trata-se de uma Network que funciona como o adsense só que ao invés de 100 dólares, você passa a receber a partir de 1 dólar, ótimos para canais pequenos (não funciona para blogs). Eu consegui porque uma moça que trabalha com eles assistiu a um vídeo meu, gostou e me convidou. Parcerias com outras lojas eu não tenho porque tenho poucos seguidores ainda e não geraria lucro para nenhuma das partes.

    Isabela: Não tenho. Por agora acho meio "nada a ver" eu ter parcerias. Não sou frequente com as postagens, não tenho visualizações o suficiente pra beneficiar a loja e não gosto da responsabilidade de ter parcerias, eu acho uma responsabilidade grande demais, imagina a loja não entregar direito os produtos pros leitores? Surto só de pensar! 
    Quando eu fizer alguma parceria, vou pesquisar tudo sobre a loja, até os ancestrais do dono da loja pra ver se tá tudo certinho porque sou dessas. Não faria parceria sem saber bem onde tô me metendo. (Engraçado mesmo são lojas ficando com raiva quando eu digo que não faço parcerias, sou obrigada agora? ME OBRIGUE!)

    Haidy: Não tenho parcerias...ainda....( muahahahahhaha.) Segura por que vou ser ryca e ter parceria com a Lancome...kkkk
    Comecei meu blog lá por volta de agosto e 2014, e foi apenas em setembro que criei vergonha na cara e comecei a postar, porém era uma coisa esporádica eu postava uma vez por semana e olhe lá.
    Eu inicialmente fiz o blog por que eu tava entediada, então parceria era algo que não me interessava nem de longe, mas com os grupos de divulgação você começa a ouvir mais sobre isso, e comecei a mudar de ideia, eu realmente quero ter parcerias, mas mais pra frente, quando o meu blog já estiver melhor, eu ainda tenho muito o que aprender e o blog ta criando uma identidade agora, e ta começando a realmente atrair visualizações agora, nenhuma empresa que preste iria querer  parcerias com um blog tão no princípio feito o meu, e eu admito e estou ciente disso, mas tenho fé, se eu trabalhar direitinho e evoluir, vai aparecer algo legal, tenho certeza (tipo a lancome kkkkkkkkkkk).

    Katlyn: Não tenho parcerias. Não acredito que meu blog esteja habilitado para isso ainda, acredito que preciso melhorar muuuuitas coisas antes, pois não tenho muito o que oferecer para uma empresa.

    Luana:  Não. Ainda não me senti segura com o blog para ir em busca de parceria.

    Tainan: Eu tenho parceria apenas com autores de livros, eles mandam o livro, eu leio, divulgo e resenho. Em sua maioria, procuram blogueiros em grupos de blogs literários, eu sempre leio e vejo se é o tipo de livro que eu vou gostar, pois sou sincera nas minhas resenhas.

    2- Para você é o que é ter parcerias?

    Aline: Para mim as parcerias são o reflexo de que a marca gostou do seu conteúdo e quer ver a marca dela sendo divulgada ali. As parcerias são um reconhecimento do seu trabalho.

    Gisele: Parceria para mim é quando existe uma ajuda mútua entre o(a) blogueiro(a) e a loja onde o lojista envia produtos que serão resenhados e divulgados para os leitores ou seguidores.

    Haidy: Acho que parceria é aquela linha delicada e fina aonde você ajuda o seu parceiro a divulgar o produto dele, e ao mesmo tempo dar sua opinião com a mais absoluta credibilidade e imparcialidade. 
    É algo legal, sim, por que você ganhou reconhecimento o bastante pra conseguir isso, mas é trabalho, a partir do momento em que você está fazendo resenhas e deixa sua opinião ali exposta, você está formando opiniões, está atraindo ou afastando pessoas do produto em resenha.
    Vejo muita ''blogueira'' postando 87 fotos de um batom, e no final escreve ''gostei'' , legal que você gostou, moça, mas e daí? Que cor é essa? Quanto custou? Aonde comprou? Ecologicamente correto? - é isso que eu falo, pessoas assim não levam tanta credibilidade ou atraem parceiros bons, e também tem a fia que implorou pela parceria, os produtos que ganhou são uma bosta (pode falar isso aqui?) e ela fala que é maravilhoso divino e de alta qualidade....já me matou por dentro. 
    Parceria pra mim nada mais é do que um negócio, um contrato de benefícios para ambos os lados aonde os dois tem muito a ganhar ou a perder. Não é por que é um parceiro que você te que dizer que o produto é bom, lembre-se: opinião é uma coisa que não pode ser vendida.

    Isabela: Parceria é algo que tem que beneficia ambas as partes. A loja recebe divulgação e a blogueira recebe dinheiro ou produtos.

    Katlyn: Ter parcerias é, acima de tudo, gerar benefício para ambos os lados, por isso é uma PARCERIA, ambos os lados tem que estar em comum acordo, tem que ser lucrativo para ambos os lados.

    Luana: Ter parceria é como uma ajuda que tem com o seu blog e a empresa com você.

    Tainan: Parceria nada mais é que uma ajuda mútua em que ambas as partes saem lucrando. 

    3- Quando é o ideal para uma blogueira procurar ter parcerias?

    Aline:  Acredito que a parceria deve ser algo que irá trazer benefícios para os dois lados. Para a empresa, que terá seu produto exposto e deve ter algum retorno em vendas e para a blogueira, que irá receber o produto ou algum dinheiro para que isso seja feito... Se você acha que o seu blog tem algo bom a oferecer, se você acha que seus leitores irão se identificar com o produto e consumi-lo, acho que é a hora de correr atrás de parcerias.

    Gisele: Na minha opinião a blogueira só pode procurar parcerias se for honesta com o parceiro e com os seguidores deixando claro que vai falar a verdade daquele produto e também é legal a blogueira ter um número razoável de seguidores senão todo lucro que ela gerar será baixo e ficará apenas com a loja.

    Haidy: Sinceramente, não sei. Eu não procuro, ou irei procurar, como eu disse antes, meu blog é muito novo, mas mesmo que um dia ele chegue a um bom numero de leitores, visualizações e tudo o mais, prefiro que as empresas me procurem. 
    Sim, moça, empresas procurar blogueiras pra parceria sim, é só você lutar e ganhar seu lugar ao sol, que vai ter gente reconhecendo você.
    Não precisa procurar parcerias como um abutre procura carniça. 

    Isabela: Quando ela quiser. hahaha Não quer dizer que vá conseguir só porque quer, mas ela tem que querer em primeiro lugar. (Não é pra obrigar igual as coleguinhas queriam fazer comigo.) Mas tem que ter bom senso. Imagina uma pessoa que criou o blog ontem, não fez uma postagem, querendo uma parceria? Óbvio que não consegue e, se conseguir, é provável que a loja não seja confiável.

    Katlyn: Eu não sei responder essa pergunta. Acho que a partir do momento que você vê seu blog crescendo e já um certo número de leitores fiéis. Talvez mil seguidores seja um bom número para dar alguns passos. Antes disso eu acho super cedo, não seria o certo.

    Luana: Quando se sentir segura com o blog quando já estiver leitores fiéis.

    Tainan: Quando você tem um bom número de acessos, leitores e seguidores, enfim quando você pode oferecer algo para a empresa. Não adianta criar o blog hoje e amanhã já sair pedindo parcerias, você tem que ter conteúdo. 

    4- Você acha necessário a blogueira ter um mídia kit (currículo do blog com números de acessos, seguidores, entre outros)? Você tem um?

    Aline: Acho necessário sim, devo fazer o meu agora em janeiro. Como eu havia dito, ainda não fui atrás de parcerias, agora acho que o momento está chegando. Já tenho algumas leitoras fieis, pessoas que se identificam com o que eu posto e já tive retorno de pessoas que compraram produtos porque eu indiquei. 

    Gisele: Acho interessante sim, assim é uma informação a mais para o lojista, pra ver se ali ele terá o retorno desejado. Não possuo mas assim que ficar pronta para procurar parcerias terei sim.

    Haidy: Sim,mesmo se a empresa procurou você e não o contrário eles pedem o seu mídia kit para avaliação, pra verificar se o seu blog e ''um bom negócio''.
    Eu não tenho por que sou desleixada, kkkkkk mas vou fazer um assim que possível, por enquanto estou tranquila com relação a isso. 

    Isabela: Se ela quiser parcerias, sim, se não (que nem eu), não. Não tenho porque não faço parcerias. Se fizesse, teria e é isso aí. (Insira aqui um emoticon piscando e fazendo joinha. Tá, eu sei que não existe, mas bem que o Emoji podia inserir, ia ser mara.)

    Katlyn: Acho necessário a partir do momento que ela quer ter parceria. O mídia kit serve somente para informar -com mais credibilidade- os números de um blog. No meu caso, seria vantajoso, porque apesar de poucos seguidores, tenho um alcance ótimo. Maaas, tem gente que "se queima" no mídia kit, geralmente quando fazem troca. Aí tem tipo, 5 mil seguidores, e um alcance de 10 pessoas....

    Luana: Não acho legal a ideia do mídia kit. A pessoa pode mentir. Não tenho.

    Tainan: Eu não tenho porque o foco dos blogs literários são as parcerias com editoras e elas não pedem mídia kit.  Mas para quem foca em parcerias com lojas, acho importante ter.

    6- Qual a sua opinião a respeito das pessoas que fazem parcerias só para ganhar produtos?

    Aline:  Acho lamentável e está sujando a profissão de blogueira, como pudemos ver na Beauty Fair, muitas empresas trataram algumas blogueiras mal pois a imagem que estamos passando é a de que só queremos brindes, e não é essa a real intenção. Queremos conhecer mais a fundo a função de cada produto e testar os seus resultados para podermos passar as nossas impressões adiante. Eu pelo menos, não compro um produto sem antes procurar alguma resenha dele na internet e saber se é mesmo bom. Acontece que algumas blogueiras fazem parcerias e nem ao menos divulgam esses produtos.

    Gisele: Acho fútil e imaturo. É se vender por pouco, além d mais isso prejudica quem vê a resenha de boa fé. Tem que ter maturidade para pegar essas responsabilidades, não adianta fazer parceria e receber produtos, você tem que ser honesta com a loja e com os leitores.

    Haidy: É FIA!
    já sei de longe que a criatura não leva jeito pro negócio, 80% dessas pessoas tem um blog de baixíssima qualidade e conteúdo pouco proveitoso. E existe muito disso, infelizmente.
    O Boom de blogueira aconteceu por isso, surgiu  idéia gênial de que se você tiver um blog, ganha produto de graça, não sei quem foi a anta que inventou isso, mas foi graças a essa pérola, que a blogosfera tá cheia de blogs sem conteúdo algum.
    Só digo uma coisa: se você criou seu blog com esse intuíto, esquece, todas essas blogueiras famosas não começaram ontem...elas percorreram um longo caminho até aqui, a maioria tem mais de três anos de blog e ficaram conhecidas a pouco tempo atrás, então não se iluda com essa vida cheia de produtos de graça e glamour, ser famosa e rica tendo um blog é algo quase tão seguro quanto ganhar na loteria, é questão de sorte, e nesse caso, bom conteúdo.

    Isabela: A maioria faz isso, né? hahaha Saber se a loja é confiável ou não pra quê? Melhor ganhar milhões de coisas. (Insira aqui um emoticon com cara de esnobe. Esse eu não sei se existe, espero que sim.)
    Acho que essas pessoas são as que menos conseguem as parcerias, porque as lojas percebem o interesse só nos produtos. Ou pelo menos deviam perceber.

    Katlyn: Não tenho muito o que dizer, apenas que as empresas percebem isso, e pode ter certeza que a parceria logo é cancelada. Como eu disse, parceria tem que ser algo lucrativo para AMBAS as partes. E não só para uma.

    Luana: Essas pessoas não vão longe com o blog. Acho desvalorização total do trabalho.

    Tainan: Não vejo nada demais a pessoa querem ganhar produto, afinal todo mundo gosta de ganhar presente né? Entretanto, a pessoa deve ter consciência que juntamente com o produto vem um trabalho, é divulgar, resenhar e muito mais. 

    Vocês gostaram? Quais temas gostariam que fossem abordados aqui?

    19 comentários:

    1. Eu estava ansiosa para ler as outras respostas,,, e a gente pensa muito igual hahahahahah

      ResponderExcluir
    2. Hahahaha ficou muito legal o post, adorei! Vocês são muito boas, as respostas foram bem do jeito que eu penso. Já tô ansiosa pra ver as outras pautas!

      Beijos e sucesso!

      www.belezamista.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico muito contente que tenha gostado Mariana, acho muito válido ver outras opiniões a respeito de um assunto.

        Excluir
    3. amei o post, ficou incrivel, e me ajudou bastante, bjs
      www.eimeconta.com.br

      ResponderExcluir
    4. Suas loucaaaaas ! Eu ameeeei esse negócio aí que vocês "inventaram" ! Hhuuhauhuahhua.

      Isso é post de utilidade publica ! Já estou esperando ansiosamente o proximo tema. Adorei de verdade ! :)

      Beijo.

      | O Blog Que Não é Blog |

      | Sorteios Na Web |

      ResponderExcluir
    5. Eu estava mega ansiosa pra ver como os posts iria ficar e as resposta.
      Ficou simplesmente maravilhoso.
      Arrasamos.

      http://www.leituradelua.com

      ResponderExcluir
    6. Muito interessante o post e a iniciativa de vocês, estarei acompanhando.

      beijinhos para Todas.
      www.lindamenteloira.com

      ResponderExcluir
    7. Ameeeei as respostas, ainda mais porque acompanho o blog de quase todas. E só queria dizer que: A Bela é muito engraçada HAHAHAHAHAH

      ResponderExcluir
    8. Concordei muito com a Haidy "Eu não procuro, ou irei procurar, como eu disse antes, meu blog é muito novo, mas mesmo que um dia ele chegue a um bom numero de leitores, visualizações e tudo o mais, prefiro que as empresas me procurem."

      ResponderExcluir
    9. Verdade, as empresas procuram blogueiras para parceira, então mesmo que leve um tempo, irão procurar.

      ResponderExcluir
    10. gostei das opiniões, estou começando e tenho muito receio, tenho uma parceria com uma autora Samanta Galvão, mas tenho vontade de ter mais. Mas o meu blog precisa de mais credibilidade.

      Dá uma passadinha por lá. www.indicarlivros.com

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo