• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 17/12/2014

    Valorize sua capacidade e tenha autoestima

    Olá leitores,

    Quando estudamos sempre é falado dos professores, em um determinado caso fiquei muito assustada, pois falando que uma professora era extremamente exigente e cobrava demais dos alunos. Nesse semestre, cheguei para a primeira aula dela bem apreensiva e com medo do que estava por vir. Para piorar, apareceu um aluno da ultima fase do curso, o qual é muito inteligente, perguntei o que fazia ali e ele afirmou que havia rodado na matéria. Meu mundo caiu! "E agora? Se ele está repetindo imagine eu? Estou rodada!" Me apavorei de vez, confesso que sofro por antecipação e sou ansiosa.
    Ao decorrer das aulas, reparei que não era tão difícil o quanto parecia, pelo contrário, fui bem em todos os trabalhos e provas, inclusive o ultimo que estava esgotada de cansaço. Talvez, todo aquele receio em torno das aulas tenha me feito estudar e me dedicar mais, porém, não acredito. Tudo é uma questão de tipos de inteligência, sabe aquela história de quem vai bem em português não vai bem em matemática? É exatamente isso. Cada um tem facilidade em um determinado assunto, tive naquela matéria, o meu colega deve ter em outra e você também tem! Resta saber no que você tem talento e se dedicar a isso. Claro que quando notamos que temos dificuldade em algo e somos obrigados a cursar, deve-se correr atrás. Nunca fui bem em matemática, aliás em nada que tenha números, fugi do cálculo e fui cursar letras. Mas sempre tive alguém que me ajudasse: um colega, minha madrinha, a amiga da minha mãe, enfim... Os meios de estudar estão aí, basta correr atrás. Algo que funciona no meu caso é resumir a matéria antes da prova, ou seja, anoto os tópicos importantes e depois só leio, acho que escrever me faz memorizar, descubra o melhor modo de estudo e corra atrás.

    Fonte: Google imagens. Ilustração: Mauricio de Souza

    "Mas Tainan estou de férias, pare de falar de estudo!" Tá bom, o que eu quero dizer é: não se nivele pelos outros, se a pessoa foi mal, não quer dizer que você também vai, cada um tem é único. Isso vale para tudo, não só os estudos. 
    Por favor, não pensem que eu estou menosprezando a capacidade do meu colega que rodou, simplesmente ele tem facilidade para outras áreas de estudo e outras matérias da grade da faculdade, tais como inglês que eu não tenho e estou tentando melhorar. 
    Se valorize, tenha autoestima, não fique se comparando aos demais, todo mundo tem talento, basta descobrir o seu.
    Vocês já passaram por uma situação parecida? Como costumam estudar?

    18 comentários:

    1. Vou passar por isso semestre que vem e estou morrendo de medo. Dizem que o professor é um amor (e é um escritor muito conhecido em meu estado) e que ele dá aulas maravilhosas, mas seus métodos de avaliação são muito complexos!
      Adorei o texto! Beijoss
      Rabiscos & Cenas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vai na fé Carolina, eu me dei bem e falavam bastante das provas também, não vi tudo aquilo não. Boa sorte!

        Excluir
    2. Bem , eu vou para o 9° ano que vem , não sei se vai ser difícil mas vou me esforçar haha , eu quero desde pequena fazer jornalismo ou letras , já conversei muito com minha professora de português sobre isso , apesar ainda estou em dúvida haha e bem , acho que um pouco de esforço vale. Adorei suas palavras :) Ganhou uma leitora , hein ! Super beijo.

      letrasemvida.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você tá nova ainda, tens tempo para escolher a faculdade. Que bom que gostou, ganhei? Obaaaaaaaaa!

        Excluir
    3. Verdade, cada um é único, e basta correr atrás!

      Beijos!
      www.pincelrosa.com

      ResponderExcluir
    4. Olá amiga.
      Estou nessa de aí meu Deus, se fulano que é tão inteligente reprovou, imagina eu?!
      Tenho um trabalho para apresentar dia cinco de janeiro e já estou sofrendo. Tenho o mesmo problema de ansiedade e sempre sofro por antecipação. Meu coração aperta, minha fome vai embora, meu mundo colorido fica preto e branco.
      É dose. rs
      Adorei a texto, é uma motivação e tanto.
      Beijos

      http://leituradelua.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que meu texto te ajudou e te motivou amiga :D
        Boa sorte no trabalho

        Excluir
    5. Oi Tainan! Vi um comentário seu no Blog da Mari, o Doces Resenhas, e reconheci pela foto... Lembro de vc lá no facebook, no meu grupo de jogo do Jogos Vorazes! u.u Não sabia que tinha blog. Vim aqui conhece-lo e já estou seguindo! Adorei! Parabéns!!

      http://aquelaepifania.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Liza, eu estou em um monte de grupo de jogos kkkkk. Tenho, mas faz pouco tempo, acho que na época nem tinha. Que bom que gostou :D Obrigada.

        Excluir
    6. Tainan, antes de mais nada quero dizer que conheci seu blog ontem e gostei muito. Parabéns pela dedicação!!!! Sobre o assunto abordado nesse post posso dizer que costumo fazer resumos assim como vc, e no caso das matérias exatas costumava fazer muitos exercícios (mas confesso que nunca gostei e até hoje tenho dificuldade).
      Parabéns pela ideia motivacional!!! Sucesso ao blog e ótimo fim de ano!!!
      Beijos

      Leituras, vida e paixões!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muitíssimo obrigada Aline, comentários como esse me fazem me dedicar mais :D
        Eu desisti das exatas kkkkk
        Muito obrigada, igualmente.

        Excluir
    7. Tainan, primeiramente parabéns pelo cantinho!
      Sobre o lance do auto estima, eu concordo contigo... Uma vez, no primeiro dia de aula, um professor fez com que todos virassem a carteira ficando com que, desse modo, o último fosse o primeiro e ele nos ensinou que o mundo dá voltas e cada um é capaz de chegar aonde quiser.
      Abraços Mika,
      Pensamentos Viajantes

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que professor bom Mikaele, deu uma lição de vida.

        Excluir
    8. tenho muito problema com esse lance de ficar me comparando e tal
      http://www.eimeconta.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Boa noite! Acho muito legal esses posts que incentivam a autoestima seja da forma que for. Comecei a participar do site agora e vou ler outros posts. Gostei bastante desse. Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou Viviane,seja sempre bem vinda aqui

        Excluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo