• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 27/12/2014

    Reality Show: Survivor

    Olá leitores,

    Sabem o que eu estou vendo nas fárias? Survivor \o Aproveitando para colocar várias temporadas em dia. Simplesmente amo, é o melhor reality show do mundo e sem votação do público (apenas para eleger o melhor jogador na opinião do público e não para definir o vencedor e nem eliminado do programa).
    Quem é da minha época, lembra que a Globo exibia um reality chamado No Limite, que era uma versão brasileira do Survivor. 
    Conforme o nome já diz é um reality de sobrevivência, em sua maioria das temporadas os participantes vivem em praias.

    Logo do programa. Fonte: Survivor Wiki

    Eles são divididos em tribos (dependendo da temporada o número de tribos varia), cada tribo tem seu acampamento, construído por ela com bambus e afins e convivem entre si. 
    As tribos disputam a prova da imunidade, ou seja, a que ganhar está imune e a que perder vota entre si para eliminar um membro de sua própria tribo, a votação é chamada de conselho tribal. Simples assim? Não, as pessoas fazem alianças para eliminarem os membros, combinam votos, enganam pessoas, enfim, realmente armam jogadas e fazem de tudo para continuarem no jogo, principalmente quando desconfiam que serão eliminados.
    Existe também a prova de recompensa, na qual as tribos disputam por algo que pode melhorar o acampamento como: lona, kit de pesca, entre outros.

    Participantes no Survivor Tocantins, Fonte: Survivor Forever

    As provas do Survivor são um show a parte, geralmente são bem boladas e quase nunca se vê patrocinadores. Tem provas de resistência, provas que exigem habilidades mentais, estratégia, entre outras.
    Outro diferencial do Survivor é o fato de lidar com a sobrevivência, você visualiza os participantes fazendo fogo, construindo o acampamento,  procurando comida, entre outros.
    Geralmente na metade do jogo,  chega a fusão, isto é, os participantes se mudam para o acampamento de uma das antigas tribos e o jogo passa a "ser individual", entre aspas porque embora competem pela imunidade individual, as alianças se mantém para que consigam a maioria na votação. A partir dessa fase se forma o júri, ou seja, os participantes eliminados na fusão, isto é, conviveram com todos no mesmo acampamento, votam para quem gostariam que vencesse o jogo. O que complica bastante porque quem você elimina é que vai ter que votar para você vencer ou não o jogo. Portanto, não é bom pensar bem em como eliminar uma pessoa sem irritá-la tanto, pois mesmo depois de eliminada, ela é de suma importância para o jogo.
    Em cada temporada o Survivor vai acrescentando novas dinâmicas, dividindo as tribos em novos critérios tais como: homens x mulheres, beleza x força x cérebro, fãs (que acompanham o programa) x favoritos (participantes retornantes), entre outros. Também acrescenta novas características ao formato, um exemplo disso é o ídolo da imunidade, ele está escondido, quando um participante o encontra e acha que vai ser eliminado apresenta o ídolo depois da votação e antes dos apresentar dizer quem foi o eliminado, assim, os votos contra ele não contarão. Entretanto, existem participantes que estavam tão confiantes que não ia sair que não apresentaram o ídolo e foram embora com o ídolo no bolso.

    Participantes em uma prova de resistência. Fonte: Box de séries

    Atualmente, o reality muda de localidade a cada 2 temporadas, inclusive já foi gravado no Brasil, eu assisti o Survivor Tocantins.
    Survivor já está indo para a sua 30ª temporada nos Estados Unidos, mantendo o mesmo apresentador desde sua estreia no ano 2000, o Jeff Probst, não é necessário ver desde a primeira, pode ver em qualquer ordem ou pegar a mais recente se preferir, só sugiro que não assista uma com retornantes pois podem ter spoilers. Só tem legendado, o reality é legendado por uma equipe de fãs, o Survivor's Team, aliás gostaria de agradecer imensamente a eles, pois só assim para eu poder assistir as temporadas, não vi todas, apenas as legendadas e estou com algumas pendentes e aproveitando as férias para isso.

    Caso queiram assistir o reality, segue os links importantes:

    Onde baixar o Survivor
    Onde assistir Survivor online (só tem a partir da temporada 23)
    Equipe que legenda o Survivor
    Wikipédia com todas as informações sobre o Survivor

    Qualquer dúvida sobre o reality que talvez não tenha ficado claro, deixe nos comentários. Vocês já assistiram? Gostam? Que a realitys costumam assistir? Viam No Limite?

    13 comentários:

    1. Caracasssssss, que massa! Tipo, eu não teria coragem, não. Prefiro ficar aqui no meu sofázinho, assistindo, comendo um pipoca. HAHAHAH Adorei o post, amor.

      leticiaeostreze.com

      ResponderExcluir
    2. Oi, flor, tudo bem?

      Tempo para séries é algo que eu realmente não tenho. Já ouvi falar de Survivor, me lembra muito No Limite.

      beijos
      Kel
      www.porumaboaleitura.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi Tai, tudo bom?
      Já tinha ouvido falar de Survivor, mas nunca tão a fundo quanto o seu post. Aliás, deu pra perceber que você é bastante fã da série, ein? A gente sempre se empolga quando fala do que gosta, né?
      Me lembro do No Limite, não em detalhes, mas me recordo de que era bem diferente da dinâmica do Survivor, né? Se não estou confundindo com outro programa, teve até umas temporadas que se passaram com desafios em estúdios, não teve?
      Enfim, não sou muito fã de Realitties (já fui, hehe) então não sinto tanto interesse assim em conferir Survivor. Mas é fato que ele já está inserido na cultura televisiva do povo americano, e até mesmo por isso, é muito legal conhecer.

      Um abraço,
      http://winterbird.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sou muito, já perdi as contas de quantas temporadas eu assisti.
        Não lembro, mas sei que No Limite tinha a votação do publico, o que se difere muito do survivor que tem o juri.

        Excluir
    4. Que legal, aproveite, nas férias temos que fazer tudo que nos faça feliz. Antigamente eu via no Limite, era emocionante!!!

      ResponderExcluir
    5. Oal, só com esse pouco que você falou já estou animada a ver. O problema é que já tem muitas séries na lista de espera! Mas quem sabe um dia, né?

      Beijos,
      http://www.palavras-caidas.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Finalmente achei!!! Vi seu post em uma divulgação dele no facebook,mas estava com pressa e acabei não entrando,e agora voltei aqui para conferir...O que me fez vir aqui foi o titulo 'Reality Show: Survivor",combina duas coisas que eu gosto muito: reality shows,e programas de sobrevivência! Eu adoraria participar desse reality,amo esse tipo de coisa :p hehe gostei do post,bem explicado e com o que os leitores precisam saber :) tenho uma pergunta,voce colocou o link de onde baixar o survivor,mas ele vem legendado? E ele é a partir de que temporada? obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ele vem legendado sim, tem algumas temporadas que não estão legendadas, mas ali diz quais são, a equipe de legendas (fãs) dão prioridade para legendar a temporada atual, mas enquanto não passa nenhuma, eles legendam as antigas, a primeira está legendada :D
        O reality já está indo para 30ª :D

        Excluir
    7. Seu post me deu vontade de assistir agora,pena que não tenho tempo para acompanhar séries. Parece emocionante. :(

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo