• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 08/11/2014

    Filme: Tim Maia

    Olá pessoal,

    Imagem: Google
    Para quem ainda não me conhece, sou a Deborah, nova colaboradora do Eu Curto Literatura e hoje é meu post de estreia. Resolvi começar pelo filme que assisti essa semana e que mostra como foi a vida de um dos maiores cantores do Brasil porque assim posso compartilhar com vocês duas paixões da minha vida: a música e as biografias.
    Eu comecei a me interessar por esse tipo de livro em 2010, quando estava no primeiro ano da faculdade de jornalismo (me formei no fim do ano passado). O primeiro que li foi Furacão Elis por querer saber o máximo que fosse possível a respeito de Elis Regina, de quem na época eu estava começando a ser fã. Entretanto, deixarei para contar mais a respeito dessa minha adoração pela Pimentinha depois, já que como em 2015 ela completaria 70 anos, provavelmente terá algum lançamento para resenhar.
    Logo depois de ler a biografia de Elis li Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, um dos livros que serviu de referência para o filme Tim Maia. De todas as biografias que li até hoje, considero essa, escrita pelo jornalista e crítico musical Nelson Motta, como uma das melhores por conta dos detalhes que ele compartilha com os leitores.
    Mesmo sendo muito próximo do biografado, ele conseguiu narrar detalhes de uma vida cheia de altos e baixos de uma forma que não transformasse o livro em uma biografia chapa branca e que deixasse claro que, apesar da fama e do talento, Tim Maia era uma pessoa como qualquer outra, que passava por dificuldades, cometia erros, sofria, ou seja, conseguiu deixar visível a humanidade do biografado.
    Eu percebi esse mesmo cuidado em preservar a humanidade de Tim Maia no filme, mas agora com outro foco: se em Vale Tudo a história é contada a partir das memórias de Nelson Motta, o filme é narrado pelo cantor Fábio, o amigo paraguaio de Tim Maia que fez muito sucesso no Brasil nas décadas de 60 e 70.
    Com 141 minutos de duração e recomendado para maiores de 16 anos, o filme protagonizado por Babu Santana mostra a vida de Tim em ordem cronológica, abordando a infância humilde na Tijuca, a busca por um lugar ao sol ao lado de Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Jorge Ben Jor, o sonho americano e as influências musicais que a estada na terra do Tio Sam lhe renderam.
    Além disso, em Tim Maia podemos ver a conquista do sucesso do nosso eterno Síndico e também o gênio forte, a irreverência e os problemas que transformaram sua vida tão intensa em uma verdadeira montanha russa.
    Embora tenha sentido muita falta da presença de Nelson Motta na história por ter sido muito importante não só na vida como também na carreira do protagonista, eu super recomendo o filme para quem quiser conhecer um pouquinho mais da vida e relembrar os sucessos do nosso Tim Maia do Brasil.

    Alguém aí já viu? Pretende ver? Contem nos comentários as expectativas / impressões do filme.

    17 comentários:

    1. Nossa, quero muito veeeer. Triste por saber que o Nelson Motta não tem tanta presença no filme.

      http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O filme acabou focando demais no Fábio, mas achei que Nelson Motta merecia bem mais espaço pela proximidade que tinha do Tim Maia.

        Excluir
    2. Eu ainda não vi mas pelo que você escrever parece muito bom, fiquei com vontade de assistir :)
      Beijos De

      ♥ Blog Delineado Rosa

      ResponderExcluir
    3. Deborah, seja bem vindaaa o/
      Eu quero muito ver esse filme.
      Você fez uma ótima resenha.
      Amei
      Bjsss

      http://leituradelua.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Adorei, Deborah. Ainda não assisti esse filme e nem ouvi falar... deve ser muito bom!
      Beijão

      ResponderExcluir
    5. Não sou fã dele nem nada, mas quero assistir. Vi o trailer quando fui ao cinema ver um outro nacional.

      ResponderExcluir
    6. Não sou fã mas gosto de algumas músicas dele. Dizem que é muito bom, e agora com a resenha fiquei com mais vontade de assistir <3

      ResponderExcluir
    7. Não vi ainda mas pretendo! Adoro as músicas, são lindas e tocam lá no fundo da alma ehehe. Beijos ♥

      www.patydibona.com

      ResponderExcluir
    8. Não sou fã dele, mas pelos trailers me deu bastante vontade de assistir...
      E me interessei bastante depois de ver os atores falando em programas na globo rs

      Blog Babi Marchi ♥

      ResponderExcluir
    9. Nossa, me deu muita vontade de assistir. Parece ser ótimo!
      Xoxo' <3

      Não sou uma It | Instagram

      ResponderExcluir
    10. Tô dooooida pra assistir. Acho que o Tim Maia foi uma das maiores vozes que o Brasil já teve, mesmo ele sendo um pouco temperamental...ahahaha

      Beijos!

      Vivian

      http://diasdesol.com.br

      ResponderExcluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo