• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 10/10/2014

    O guia do Mochileiro das Galáxias

    Olá leitores,

    Li esse livro pela primeira vez quando estava no ensino médio, na ocasião peguei emprestado na biblioteca, contudo, a mesma só tinha o primeiro volume da trilogia de cinco, como diz a capa do livro. Meu namorado adquiriu todos os livros da série e como faz anos que eu li o primeiro volume, resolvi pegar emprestado e ler novamente, assim podendo ler a saga completa.
    A edição que eu li é econômica e fui publicada pela Arqueiro em 2004 e possui 156 páginas.
    Douglas Adams iniciou a saga em 1979 e devo ressaltar que tinha uma visão muito a frente do seu tempo, de uma criatividade impar, criou um universo totalmente novo para o Mochileiro com criaturas incríveis. Para quem gosta de ficção como eu, é a saga ideal. Quem não gosta, passe longe, pois é o foco principal da obra.
    Fonte: Wikipédia
    A história se inicia quando Arthur Dent, um terráqueo comum, está tentando impedir que sua casa seja destruída para a construção de um desvio. Enquanto está deitado no chão, na tentativa de salvar seu lar, chega seu amigo Ford alegando que eles devem ir a um bar tomar cerveja e que tudo isso é irrelevante já que a Terra vai ser destruída, de fato, ele consegue convencer Arthur a ir a um bar e a Terra é destruída:

    Como vocês todos certamente já sabem, os planos para o desenvolvimento das regiões periféricas da Galáxias exigem a construção de uma via expressa hiperespacial que passa pelo seu sistema estrelar e infelizmente o seu planeta é um dos que serão demolidos. O processo levará pouco menos de dois minutos terrestres. Obrigado.
    O que Arthur não sabia é que seu amigo Ford na verdade é um pesquisador do Guia do Mochileiro das Galáxias e estava na Terra para poder obter mais informações sobre o planeta e atualizar o livro. 
    O guia é uma espécie de dicionário de toda a galáxia, isso é, no livro você encontra sobre todas espécies do universo, todos os planetas, enfim, é necessário levar ele quando for viajar para outros planetas.
    Ford obviamente tem um plano para se salvarem da destruição do planeta, ele e Arthur conseguem pegar carona em uma nave Vogon e assim iniciam sua jornada como mochileiros.
    Acredito que já deu para notar que é um livro totalmente fictício. Na obra contém trechos do Guia do Mochileiro das Galáxias, o que faz com que o leitor, se integre a esse mundo totalmente novo juntamente com o protagonista, Arthur.
    De leitura fácil e fluida, a obra consegue nos deixar presa no livro pois sempre queremos saber como os amigos conseguirão escapar das enrascadas que se metem pelo universo.
    Douglas Adams consegue explicar a criação do planeta Terra de forma única. Além de aventura e ficção, o livro possui pitadas de humor. 

    Coleção completa. Fonte: Submarino
    A obra também foi adaptada para o cinema, todavia, engloba mais que o primeiro volume da série, não sei informar até qual pois ainda não li inteira, mas pretendo, o bom é deu para notar que o filme seguia fielmente a obra literária. 
    O autor morreu antes de terminar a saga, entretanto, um fã escreveu o sexto livro  para que a mesma pudesse ter um fim. 
    O Guia do Mochileiro das Galáxias é um livro absolutamente maravilhoso para quem adora ficção. 
    Vocês já leram? Gostaram? Viram o filme? Pretender ler a obra ou ver o filme?

    19 comentários:

    1. Eu tenho esse livro, mas ainda não tive tempo de ler. Espero que com a chegada das férias de dezembro eu consiga arrumar um tempo.
      Pessoalmente eu adoro histórias de ficção científica <DW3 E eu tenho um grande carinho pelo Douglas Adams, pois ele foi roteirista (se eu não me engano) de Doctor Who.
      Bjs e sucesso com o blog!
      http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não sabia que ele foi roteirista do Doctor Who, bom saber. Espero que consiga, pois é uma saga ótima.

        Excluir
    2. Eu comprei o box em um promoção do submarino, mas nunca tive a curiosidade de ler. Pretendo começar a ler em breve.
      Bjs.
      http://livroecafeina.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Foi bem esse que meu namorado comprou e eu acabei pegando emprestado rsrs
        Leia que é muito bom.

        Excluir
    3. Oi Tainan, tudo bem?
      Eu sempre vejo esses livros em promoções no submarino, mas nunca tinha me interessado em adquirir. Vi muito poucas resenhas sobre a série e a sua é a 2° que leio se não me engano. A série parece ser bem interessante, principalmente para quem gosta de Ficção.
      Quem sabe da próxima vez não me animo e compro né?

      Beijo :*
      http://www.livrosesonhos.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vejo o pessoal focando as resenhas nos lançamentos, o que não é o caso. Mas adorei a série, se você gosta de ficção, é perfeita.

        Excluir
    4. Olá Tainan :D

      Li o primeiro volume da série já tem anos, e na época não gostei muito, infelizmente, porque fui ler super empolgada hahaha mas tenho curiosidade em tentar ler de novo. O filme nunca assisti, mas fiquei curiosa para assistir, vai que me empolgo e volto a ler os livros hahahaha Gostei muito da sua resenha ;D

      Renata,
      psychoreader.wordpress.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Também costumo fazer isso, já que nosso gosto muda durante os anos, quando somos novas achamos a linguagem difícil, depois de muita leitura, ela se torna fácil.
        Que bom que gostou da resenha.

        Excluir
    5. É um gênero que ainda não li... e não sabia que o autor havia morrido antes de terminar... :D

      www.alinefranca.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Morreu :( é complicado ler algo sabendo que não vai ter fim, vou ler inteira a saga e depois vejo se compro o feito por outro autor, embora, saiba que não vai ser a mesma coisa, cada autor tem um jeito de escrever.

        Excluir
    6. Olá, Tainan,

      Eu li recentemente e simplesmente amei. É uma leitura super interessante, além de ficção cientifica ele ainda foca em filosofia, o quanto novo planeta é insignificante frente ao universo,mas que ainda assim é o nosso único lar. Adorei a resenha.
      Abraços

      estantejovem.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom saber que alguém compartilha a mesma opinião que eu a respeito do livro. Fico feliz que tenha gostado da resenha.

        Excluir
    7. Eu comprei todos mas ainda não li e nem nunca tinha lido uma resenha dele. Fiquei com ainda mais vontade de conhecer. O ruim é saber que o autor já morreu e sem completar a série :(
      Parabéns Tainan, você escreve muito bem.
      Beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que consegui despertar sua curiosidade, realmente é complicado iniciar uma série, sabendo que não tem final. :(
        Que bom que gosta da minha escrita, eu mesma sou muito critica em relação a mesma.

        Excluir
    8. Olá querida tudo bem? Adorei seu blog! Super criativo e o layout muito original parabéns! Estou seguindo aqui e se puder seguir meu blog também ficarei muito feliz com sua visita e seu apoio! http://www.cerejinhablog.com Te espero por lá! Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou bem e você Dayane? Que bom que gostou do meu blog, pode deixar que eu vou visitar o seu.

        Excluir
    9. esrou precisando mais vezes ler livros estou meio por fora :/
      bom eu adorei seu blog, amei os posts... achei de alto conteúdo ;) vou deixar meu blog aqui se caso vc quiser me seguir fique á vontade ;)

      www.samanthaferraresi.com

      ResponderExcluir
    10. Ótima resenha! Eu AMO essa trilogia de cinco rs! Até agora só li os dois primeiros, sendo que o primeiro eu li duas vezes, porque fazia tempo que tinha lido pela primeira vez. Comprei todos numa daquelas promoções malucas do submarino: 19,90 os cinco livros. Eu amo o jeito que o Douglas Adams escreve, é uma pena que ele não tenha conseguido terminar... não sabia disso.
      Gostei do seu blog, estou seguindo (: Vou deixar o link do meu se você quiser fazer uma visita:

      http://www.pfslivros.blogspot.com.br

      Beijos, Marina.

      ResponderExcluir
    11. Olá Tainan.
      Eu adorei esse livro, mas apesar de ter a coleção toda, ainda não li o outros 4. Mas a culpa é do submarino que me faz comprar cada dia mais e aumentar minha lista de leituras, hehehehe.
      Mas eu adorei a resenha, já assisti ao filme e apesar das criticas eu amei!

      Beijos
      Carolina
      http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo