• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 22/10/2014

    Como incentivar a leitura

    Olá leitores,

    Primeiramente vou ressaltar que não existe uma formula mágica que faça uma pessoa começar a gostar de ler, portanto vou falar da minha experiência com a leitura eo que deu certo comigo. Dividindo em duas partes: como incentivar uma criança a ler e como incentivar um adulto a ler.

    Como incentivar uma criança a ler


    Se você é pai/mãe e gostaria que o seu filho criasse o hábito da leitura, sugiro que comece primeiramente por você, você costuma ler? Seu filho vê você lendo? Estou dizendo isso porque as crianças tendem a imitar o que os pais fazem, tenho uma foto, na qual eu tinha 2 anos segurando um livrinho, claro que não lia ainda, mas imitava meus pais. Concluindo, a criança verá que é algo bom e terá interesse em fazer igual.
    Sugiro que compre aqueles livros de uma historinha por dia e leia para a mesma antes de dormir, isso fará ela se familiarizar com os livros.
    Outra dica são os gibis, são uma leitura fácil e rápida, ilustrada de forma a chamar a atenção da criança. Caso ache os gibis novos caros, pode comprar em um sebo, pois as histórias são sempre atuais. Com o tempo, ela mesma pegará o livro e começará a ler por livre e espontânea vontade.
    Podes deixar um livro na mesinha ao lado do sofá ou em um lugar que ela costuma sentar e fique visível, assim, quando ela não tiver o que fazer, verá a obra e pegará na mão.

    Imagem tirada do google

    Sou um adulto e gostaria de criar o hábito de ler


    Se você estava pesquisando sobre o assunto e veio parar no meu blog, já deu um passo importante para isso, parabéns!
    Primeiramente, você tem que descobrir que tipo de livro você gosta, quais assuntos te interessam: romance? Suspense? Aventura? Pense em quais tipos de filmes/séries você costuma assistir e veja se gosta desse tipo de leitura.
    Comece por um livro fino: se você não costuma ler, não lerá tão rápido como um leitor assíduo, logo, se pegar um livro com muitas páginas, terá a impressão que sua leitura não rende e ficará contanto quantas páginas faltam para acabar a leitura.
    Não comece a ler pelos clássicos: Não me levem a mal, eu gosto dos clássicos, porém, eles costumam ter uma linguagem mais densa e com palavras que não usamos no dia-a-dia, logo, dependendo você terá que ler com um dicionário do lado. 
    Não inicie por um livro que você já viu o filme: essa dica foi dada unicamente porque você já sabe o final da história, acreedito que para quem é iniciante deve ler um livro que prenda a atenção e que você fique curioso para saber o final.

    Vocês tem dicas para quem gostaria de criar o hábito de ler? Quais? Como começaram a ler? Gostaram das minhas dicas? Comentem!

    12 comentários:

    1. Eu incentivo meu sobrinho desde que ele nasceu, acho isso muito importante.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom Giovana, futuramente ele irá escrever bem.

        Excluir
    2. Mostre para uma criança um baú com muitas revistas, gibis e livros. Depois diga que ela não pode mexer naquele baú, pois é para quando ela crescer e esconda o baú no guarda roupa. Espere a curiosidade ganhar corpo. Pronto, assim nasci para a leitura. Grato, José

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ótima ideia, criança gosta de pegar o que não pode rsrs

        Excluir
    3. Vou ser sincera, não sou fan de ler livro, MAS SEMPRE TENTO CRIAR ESSE HÁBITO! Vou seguir as suas dicas, e comprar um livro fino, todos os que eu tenho são grossos, e acabo parando no meio, mesmo gostando, por deixar sempre no segundo plano.

      Beijos, Love is Colorful

      ResponderExcluir
    4. Eu adoro resenhas de Livros e fico muito curiosa mais não sou muito de ler meu tempo é pouco mais quero criar esse hábito !
      Ótimas dicas ><
      Beijos ♥ O Melhor de Mim

      ResponderExcluir
    5. acho que gibis e livros de histórias com muita gravura ajuda muito. eu adora ler gibis quando criança. aprendi a ler assim, e ate hoje amo ler.
      http://blogdagabinovaes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Acho super importante incentivar uma pessoa a ler, tenho até um post sobre isso no meu blog.
      Seguindo seu blog.
      http://leit0res.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Ótimas dicas... exatamente assim que peguei gosto na infância e sempre o que falo para os adultos também... e o que me irrita é que a maioria fala que não lê, pois não tem tempo. O dia tem 24h, será que para nós fãs de livros eles duram mais então? Como conseguimos ler e fazer todas as outras coisas normalmente né?

      http://danifuller.com

      ResponderExcluir
    8. Parabéns pelo post. É importante incentivarmos a leitura que somente ela nos levará a uma maneira de vermos a vida sob outra ótica, com uma visão mais ampla e mais transparente. Desejo-lhe felicidades e se der viste meu blog.
      Robert Thomaz
      http://www.nossoslivrosfree.com.br/

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo