• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 13/08/2014

    Faculdade x ensino médio


    Olá leitores,

    Hoje vim contar como é fazer faculdade, o que a difere da rotina do ensino médio, vou falar da minha, claro que pode se diferir de outras.


    O curso: o bom de estar no ensino superior e que no momento que você opta por aquele curso, você elimina as matérias que não gostava no ensino médio, isto é, antes você era obrigado a estudar tudo em todas as áreas (humanas, exatas, entre outras), agora você só estuda aquela que decidiu fazer. Não vou dizer que você vai gostar de todas, sempre tem uma área que você se identifica mais, logo, provavelmente é essa que você seguirá carreira após se formar.

    Intervalo: sim, possui intervalo (a minha de 20 minutos), o que é o popular recreio no ensino médio, porém, os professores não controlam a saída e entrada de alunos, logo, se você quiser se estender ou até ir embora nele, pode. Contudo, você tem de saber as consequências disso, ou seja, pode perder a explicação daquela matéria que você está com  dificuldade.

    Frequência: na minha tem que ter 75% de frequência para passar naquela disciplina, além da média. Você é responsável pela mesma, nenhum professor vai atrás de você, caso fique faltando à aula dele. Eles partem do pressuposto que você já é um adulto responsável.

    Uniforme: não possui, todavia, a maioria dos cursos fazem moletons e camisetas dos mesmos. O que difere esses dos uniformes é que você não é obrigada a usar e nem adquirir. Eu, por exemplo, considero bem mais prático (tá frio? vou para faculdade? coloco o moletom do curso!), não preciso ficar escolhendo uma roupa diferente todo dia, mas para quem gosta, é ótimo não ter uniforme.

    Moletom. Imagem tirada do google.

    Horas complementares: consiste em umas horas a mais para fazer em cursos extras, além das horas que você faz ficando em sala de aula, o tempo que você tem para cumprir essa horas é o tempo da faculdade, o total das horas é especifico para cada curso. No meu caso são 200 horas extras em 4 anos da faculdade, me programei para fazer 50 por ano. Podem ser em cursos presenciais, online, desde que seja na minha área. (não posso fazer curso de calculo, cursando letras), podem ser em viagens com o curso, enfim, geralmente a coordenação estipula e entrega para os alunos logo no começo da faculdade.

    Sala de aula: possui tudo que a da ensino médio tem, ao não ser que seu curso necessite de algo específico para estudar (como laboratórios, entre outros).

    Trabalhos e provas: varia de acordo com o curso. Sabiam que isso é muito mais cobrado do que no ensino médio. Não entregou o trabalho na data, geralmente não aceitam de novo, a não ser com uma justificativa bem plausível (atestado médico), consideravam você um adulto e por isso responsável. 

    ABNT (associação brasileira de normas técnicas): todo trabalho a ser entregue deve ser feito de acordo com a mesma. Logo, possui capa, folha de rosto, sumário, introdução, conclusão, entre outros. Mas não se apavorem, geralmente na primeira fase tem a disciplina de metodologia cientifica que ensina a colocar os trabalhos na norma.

    Plágio: não dá mais para copiar o trabalho da internet ou de um livro. Tudo que você dizer tem que falar a fonte que pesquisou. Inclusive os professores possuem um programa denominado farejador de plágio, cuja função é pesquisar se o que você escreveu já foi publicado por alguém na internet. Isso não é conversa do professor para que você não copie, realmente existe, tem professor que entrega o trabalho juntamente com o laudo do farejador, esse mostra a porcentagem do trabalho que foi copiado. Fiquem atentos, pois plágio é crime.

    Imagem tirada do google

    Enfim, na faculdade você possui mais liberdade, pode entrar e sair da sala a hora que desejar. Todavia, você é muito mais cobrado: provas, trabalhos. Requer bem mais disciplina e organização, recomendo que não deixem para fazer o trabalho na véspera da entrega e que tenham uma agenda na qual anotem as datas de entregas. Se me perguntarem qual prefiro, embora o ensino médio seja mais fácil, prefiro a faculdade, na qual se estuda o que realmente gosta e vai usar na vida (caso sigam a profissão). Ficou alguma dúvida? Postem nos comentários!

    2 comentários:

    1. Adorei saber das curiosidades, não vejo a hora de entra pra faculdade <3

      ResponderExcluir
    2. Mui boa as dicas,são ótimas pra quem está quase indo para a faculdade!
      Beijus ♥
      Blog

      FanPage

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo