• início
  • contato
  • parceria
  • blogroll
  • Livros Resenhados

  • 07/08/2014

    A hora da estrela



    Olá leitores,

    Hoje vim falar de um livro que li há pouco tempo e me encantei com a história. Não sei informar a editora pois peguei emprestado na biblioteca, todavia, se encontra facilmente o e-book para baixar de graça na internet e também foi publicado por várias, logo, fica a cargo de vocês escolherem a publicação que mais lhe agradar. 
    Clarice Lispector nos traz uma personagem de personalidade singular, Macabéa apenas vive por foi lhe dada à oportunidade de estar viva, digo isso pois a personagem não tem perspectiva alguma na vida, apenas trabalha e vai para casa, uma rotina. De certa forma, muitos de nós nos identificamos com isso. Apesar de termos sonhos, somos presos ao mundo capitalista e os adiamos para as férias.
    Domingo ela acordava mais cedo para ficar mais tempo sem fazer nada.
    Macabéa faz jus ao nome, não estava nos padrão de beleza, para não dizer que era feia.
     Essa moça não sabia que ela era o que era viver, assim como um cachorro não sabe que é. Daí não se sentir infeliz. A única coisa que queria era viver. Não sabia para quê, não se indagava. Quem sabe, achava que havia uma gloriazinha em viver. 
    Por esse trecho dá para ter uma ideia da vida de Macabéa.  Quando ela finalmente consegue um namorado, esse a troca por sua amiga, uma loira oxigenada. Logo, acaba convencida por uma "amiga", a loira oxigenada acabou por sentir pena dela, resolve ir a uma cartomante para ver se a vida dela vai melhorar. Para saber o restante da história, recomendo que leiam a obra.
    Clarice nos apresenta uma personagem realista (quantas "Macabéias há no mundo? pessoas que vivem sem almejar nada) e um narrador que nos faz torcer e ao mesmo tempo sentir pena dela. 
    A obra é pequena, cerca de 90 páginas e é uma leitura relativamente simples, que se lê em pouco tempo. Possui um texto bastante descritivo e com poucos diálogos. Mas é uma história ótima, que vale a pena ser lida, não só para o vestibular. Depois de ler esse livro, procurei saber mais da autora e outros livros estão na minha lista de espera. 

    E vocês: já leram? Gostaram?

    Um comentário:

    1. Esse foi o primeiro livro que eu li de Clarice Lispector e achei incrível.
      Adorei a resenha!^^
      Beijo

      http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Eu curto literatura. Todos os direitos reservados.© - Powered by Blogger. imagem-logo